Economia

Trofal faz renascer Elite e lança nova colecção

18 ago 2024 12:00

Manteve-se o foco na aventura e no lazer, mas posicionou-se como uma marca casual, com os modelos Pitchley ou Lusitano, o primeiro para homem e o segundo para senhora

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Sofia, Luís e Filipa Couto duas gerações à frente da Trofal
Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

Couro natural, cortiça, rasto de pneu reciclado e outros elementos naturais e sustentáveis, são alguns dos componentes que se podem encontrar na nova colecção de calçado para homem e senhora da marca Elite, produzida pela Trofal, da Benedita.

Criados segundo a técnica Goodyear Welted, um tipo de construção que implica uma montagem de cada sapato com cerca de 200 operações, realizadas por artesãos especializados, representam o renascer desta marca nacional.

“A Elite é uma marca de calçado de qualidade que começámos a fabricar em 1990 conhecida pelas emblemáticas botas trappeur, que esteve uns anos ‘adormecida’”, diz Filipa Couto, uma das responsáveis da empresa da Benedita, que adquiriu a marca e os direitos, em 2000 e deu-lhe continuidade.

Sob supervisão do pai e fundador da empresa, Luís Couto, Filipa e a irmã Sofia, resolveram renovar e reposicionar a marca, com novas propostas e modelos.

A Elite lançou uma colecção cápsula, “mais cool e trendy”.

Manteve-se o foco na aventura e no lazer, mas posicionou-se como uma marca casual, com os modelos Pitchley ou Lusitano, o primeiro para homem e o segundo para senhora, bestsellers clássicos versáteis, que podem ser usados tanto com ganga como com roupa formal.

“Fizemos questão em dar mais ênfase aos artigos para mulher, dos mocassins, passando por chinelos com sola de pneu reciclado às mules”, diz Sofia Couto.

Os desenhos e a paleta de cores foram desenvolvidos na Trofal pelo gabinete técnico interno.

Ao todo, há sete modelos masculinos - dois drivers, três derbys e dois chinelos – e, para mulher, a colecção apresenta cinco mocassins de sola leve, duas mules e quatro chinelos.

O calçado Elite, destina-se ao mercado nacional e internacional, não seguem estações específicas e podem ser utilizados durante todo o ano.

Sustentabilidade marca modelos

A sustentabilidade é uma das preocupações que Filipa e Sofia aliam à marca de calçado de qualidade.

São utilizadas matérias-primas europeias, fios naturais, colas à base de água e há uma procura contínua por produtos mais ecológicos e sustentáveis, livres de químicos nocivos para a saúde.

Na nova colecção cápsula da Elite, os sapatos não são produzidos numa filosofia de massificação, mas consoante as encomendas, com vantagens nos custos, desperdício, sustentabilidade e economia circular.

“Não queremos fazer uma produção em grande quantidade e depois ficar com stock. Não somos a favor da fast fashion, mas da compra ponderada, dos artigos de qualidade e duráveis”, afirma Filipa Couto, resumindo que “são sapatos únicos para pessoas únicas”.

Além de um showroom na fábrica, com venda ao público, foi criado um site e lojas virtual novos - eliteshoes.pt - e está a ser feita uma forte aposta no Instagram, para promover os novos Elite.

Em 1995, a Trofal foi a primeira empresa de calçado a alcançar a certificação de qualidade em Portugal e a segunda a nível europeu.

Emprega hoje 30 pessoas, a maioria mulheres, e trabalha para vários nichos de mercados internacionais, sempre com uma vertente de sustentabilidade.

Produz calçado vegano a partir de airbags usados, de fibra de ananás reciclado ou algodão orgânico.