Economia

Turismo diferenciado será motor de territórios de baixa densidade

15 jun 2022 21:30

Os turistas procuram cada vez mais experiências diferenciadoras, em destinos que respeitem a identidade e o ambiente locais. A região de Leiria tem condições para proporcionar ofertas deste tipo e a Estação Náutica de Pedrógão Grande pode vir a ser um exemplo de sucesso

turismo-diferenciado-sera-motor-de-territorios-de-baixa-densidade
.
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Os turistas estão cada vez mais exigentes e informados, procurando propostas que lhes proporcionem experiências novas, em locais pitorescos, onde a identidade dos destinos se mantenha igual a si própria. Mas será necessário planeamento, visão estratégia e trabalho de cooperação entre os vários agentes, para assegurar que esses recantos, uma vez visitados, continuem a preservar o ambiente, o carácter das suas aldeias e as suas gentes.

Será este o equilíbrio que é preciso garantir também na região de Leiria, e nos territórios de baixa densidade em particular, onde alguns projectos prometem ser novos motores de desenvolvimento. E a Estação Náutica de Pedrógão Grande, na albufeira do Cabril, que se candidata a certificação junto do Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, poderá ser um exemplo de sucesso.

Estas foram algumas das principais ideias lançadas no VII Fórum Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), organizado pelo JORNAL DE LEIRIA e pela CIMRL, encontro que decorreu na passada quinta-feira, na Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande, sob o mote Turismo sustentável: promover e valorizar.

Se dúvidas houvesse, a Covid-19 veio frisar que a segurança e a saúde pesam nas escolhas dos turistas. Assim que este sector começou a reagir pós confinamentos, a região Centro do País e a CMIRL deram sinais de grande retoma, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, espera que

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ