Saúde

ULS de Leiria abre concurso para contratação de 84 médicos especialistas

8 ago 2024 12:13

Apesar da carência de obstetras/ginecologistas, a tutela só autorizou a contratação de um profissional desta especialidade

uls-de-leiria-abre-concurso-para-contratacao-de-84-medicos-especialistas
Urgências geral, pediátrica e obstétrica/ginecológica têm estado sistematicamente condicionadas por falta de profissionais
Ricardo Graça

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria abriu três concursos para a contratação de 84 médicos especialistas.

Num dos concursos, publicado hoje em Diário da República, a instituição informa que está a recrutar para as especialidades de Anestesiologia (2), Cirurgia Geral (2), Cirurgia Geral (1), Endocrinologia e Nutrição (1), Ginecologia/Obstetrícia (1), Hematologia Clínica (1), Medicina Física e de Reabilitação (1), Medicina Intensiva (1), Medicina Interna (3), Neurologia (2), Oftalmologia (1), Oncologia Médica (2), Ortopedia (2), Otorrinolaringologia (1), Patologia Clínica (2), Pediatria (3), Pneumologia (2), Psiquiatria (2), Radiologia (1) e Reumatologia (1).

Apesar da carência de obstetras/ginecologistas, a tutela só autorizou a contratação de um profissional da especialidade de Ginecologia/Obstetrícia.

O anúncio refere ainda que foi autorizada pelos secretários de Estado do Tesouro e da Saúde o lançamento de vagas carenciadas, “para efeitos de atribuição dos incentivos” para as especialidades de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Dermatovenereologia, Endocrinologia e Nutrição, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina Intensiva, Medicina Interna, Neurologia, Oncologia Médica e Ortopedia.

Está ainda a decorrer outro concurso para a contratação de 51 profissionais de Medicina Geral e Familiar, sete destas vagas estão classificadas como carenciadas.

Os médicos destinam-se a preencher ficheiros de utentes a descoberto. Prevê-se a contratação para os centros de saúde de Leiria (16), Ourém (oito), Pombal (sete), Marinha Grande (seis), Alcobaça (cinco), Porto de Mós (cinco) e Nazaré (quatro).

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria pretende ainda contratar dois médicos de Saúde Pública.