Sociedade

Um Pequeno Gesto pede apoio para crianças em Moçambique

29 mar 2025 09:19

Apadrinhe uma criança e salve uma vida. Em Leiria 13 padrinhos apoiam neste momento 13 crianças, mas já foram 25

um-pequeno-gesto-pede-apoio-para-criancas-em-mocambique

Por apenas 300 euros por ano, cada criança recebe duas refeições diárias, material escolar, uniforme e o apoio de professores e monitores especializados na Escolinha Flor da Infância, na Escolinha de Santa Catarina e na Escolinha de S. Vicente de Paulo, em Moçambique.

Em Leiria 13 padrinhos apoiam, neste momento, 13 crianças, mas já foram 25.

A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Um Pequeno Gesto (UPG) pretende aumentar este número e lembra que está a decorrer a campanha de angariação de fundos de apoio à educação pré-escolar, com o objectivo de garantir um futuro melhor para crianças dos 3 aos 5 anos na província de Gaza, em Moçambique.

Através das pré-escolas UPG, carinhosamente apelidadas de escolinhas, mais de 200 crianças vulneráveis têm acesso diário a educação, alimentação e a um ambiente seguro e didáctico, prevenindo a marginalização e proporcionando um futuro com mais oportunidades.

Marta Jorge, uma das voluntárias, explica que o apadrinhamento de uma criança contribui para minimizar a pobreza em que vive e dá-lhe acesso à educação e, pelo menos, a uma refeição completa por dia. É também atribuída uma cesta básica à família da criança, como forma de incentivo para que a família autorize a ida da criança à escola.

“Só em alimentação investimos cerca de 45 a 50 mil euros por ano”, revela Marta Jorge, apelando por isso à dádiva e ao apadrinhamento de uma criança. “A educação é a chave para quebrar o ciclo da pobreza. Estas crianças, muitas delas em risco de se tornarem ‘meninos de rua’, encontram nas escolinhas um espaço seguro onde podem aprender, brincar, crescer e sonhar com um futuro melhor”, reforça Sara Vicente Barreto, presidente e fundadora da UPG, citada numa nota de imprensa.

Alimentamos Sonhos, Construímos Futuros! é o nome da campanha que estará a decorrer até Maio.

O apoio pode ser feito através de donativos para PT50 0033 0000 4534 0042 447 05 ou MbWay 91 585 83 65.

Outra das possibilidades de apoio à ONGD é através da consignação do IRS. Marta Jorge salienta que este ano, o Governo aumentou a atribuição do valor de 0,5% para 1%, uma medida que não tem qualquer custo para o contribuinte.