Economia

Um“berçário de informáticos” chamado Void Academy

5 set 2022 07:45

Softwarehouse de Leiria procura colmatar falta de programadores

umbercario-de-informaticos-chamado-void-academy
Espaço tem recebido nomes internacionais de referência em palestra
Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

Chama-se Void Academy e é uma espécie de “berçário de informáticos”, criado pela Void Software, uma das softwarehouses de Leiria, no edifício do Centro Comercial D. Dinis, onde a empresa tem a sua sede.

O espaço que ficou terminado em Dezembro, foi pensado para ajudar a colmatar a falta de mão-de-obra sentida pelas tecnológicas de Leiria, e em especial pela Void, sendo um veículo de facilitação de formação avançada para programadores, e de reskilingdestinado a quem pretende fazer uma mudança no rumo profissional.

Um background em engenharia é aconselhável, mas não é obrigatório.

João Mota, responsável pelo desenvolvimento de negócio da Void, dá o caso de colaboradores que são licenciados em Psicologia ou Nutrição.

“Já existe uma oferta semelhante noutros concelhos, como Coimbra com o Acertar o Rumo, que faz reskilling e upskilling, e de onde já recebemos pessoas.”

A nova leva de cursos na Void Academy irá começar pela cibersegurança e já foi traçada uma parceria com a Hack the Box, empresa que opera neste universo.

“Eles têm laboratórios online, máquinas com vulnerabilidades, com vários níveis de dificuldade, para os alunos atacarem e perceberem o que são vulnerabilidades de segurança, como se mitigam e como se audita um sistema”, adianta o responsável.

A formação avançada irá incidir no espectro da tecnologia blockchain, área onde há um grande défice de programadores com conhecimentos.

O espaço que já foi loja, salão de jogos e até bar, regressou ao acolhimento regular de público, em Março, com eventos no seio do grupo TICE, iniciativa organizada pela Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei), que agrupa várias empresas tecnológicas.

As tertúlias realizadas na sede da Nerlei, vocacionadas para o mundo empresarial, transformaram-se em meetups, adquiriram um cariz mais tecnológico e a Void voluntariou-se para os receber.

Vários convidados especiais estiveram já presentes para falar da qualidade do software, de testes, de cibersegurança e de Inteligência Artificial.

“Já cá tivemos o professor Tom Kirchmaier, da London School of Economics, para falar sobre data science aplicada no combate ao crime. Tentamos trazer nomes internacionais de referência”, refere João Mota.

Outra das iniciativas ali organizadas é a Void Academy Junior, cuja edição mais recente termina esta semana.

Direccionada a jovens entre os 10 e 17 anos, aqui o objectivo é dar a introdução a conceitos básicos de programação.

Websites, jogos, criptografia fazem parte de um programa, cujo fim é aumentar o interesse pela área.

O primeiro curso deste ano foi na Páscoa e o terceiro deverá ser no Natal, coincidindo com as férias escolares.