Sociedade
Veja a galeria: a todo o vapor pela Linha do Oeste
O troço ferroviário entre Torres Vedras e Leiria abriu ao serviço a 1 de Agosto de 1887.
Sem festas oficiais para marcar a data, aproveitámos o reforço que a CP fez no número de composições até 3 de Setembro, ligando Caldas da Rainha e Leiria às praias de Salir e São Martinho do Porto, para ver como andam os “comboios do Oeste”.
Quem se desloca à Estação de Leiria, descobre que a zona reservada a viaturas é muito pequena, o que obriga a arriscar e a deixar o carro no estacionamento destinado aos moradores da zona.
No bar da estação, dizem-nos que até há um parque provisório de grandes dimensões, no local antigamente reservado à expedição de mercadorias, mas está fechado, “sem razão aparente”. Também as bilheteiras, nesta sexta- feira, estão fechadas sem indicação de onde comprar o bilhete.
Sabemos que irá custar 4,60 euros até São Martinho do Porto, o destino mais popular entre a maioria dos passageiros que aproveita o reforço. Já agora, se consultar o site ou a aplicação móvel da CP, certifique-se de que não coloca quaisquer acentos nas palavras. Caso contrário, as estações de destino ou partida não serão reconhecidas.
- "À tarde a bilheteira fecha"
- “Mas é manhã”, retorquímos.
- "Se calhar, foram fazer alguma coisa", respondem-nos, do outro lado do balcão do bar, com um encolher de ombros e quase em berros para se fazerem ouvir, por cima do bruá de dezenas de crianças que ali se encontram. É dia de ir à praia!
Informam-nos que será preciso comprar o bilhete no comboio, mas avisam que os revisores não gostam. Ficamos à espera, a ver entrar mais grupos de crianças na estação.
Com bonés multicolores, pinturas de guerra em tons de protector solar na cara, bolas insufláveis e toalhas debaixo do braço os mais novos impacientam-se à espera do comboio.
Entre os passageiros, há famílias, ATL e centros de estudos que escolheram ir à praia de São Martinho do Porto, devido às condições que aquela estância balnear oferece. É um local seguro, a baía quase não tem ondas e fica perto da estação de caminho-de-ferro.&n
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.