Saúde
Ventilador invasivo oferecido ao Serviço de Medicina Intensiva de Leiria
Doação do movimento solidário “Todos Por Quem Cuida”
O Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar de Leiria recebeu um ventilador invasivo, numa oferta do movimento "Todos por quem cuida", que é constituído pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da Apifarma.
Esta iniciativa foi criada com a única finalidade de angariar fundos para a aquisição de material e bens necessários ao combate da Covid-19, que permitiu a aquisição de 30 ventiladores, a que acrescem cinco unidades oferecidas pela empresa, para doação a unidades hospitalares portuguesas, informa uma nota de imprensa do CHL.
O novo equipamento foi instalado pela SYSADVANCE no CHL, tendo sido dada formação sobre o seu manuseamento a um médico especialista em Medicina Intensiva, que também terá a responsabilidade de recolher e comunicar dados à Ordem dos Médicos e à empresa criadora do equipamento, de forma a ser avaliada a qualidade do mesmo na prática clínica e detectar eventuais fragilidades que possam ser corrigidas numa nova versão.
"Estamos muito gratos ao movimento 'Todos Por Quem Cuida' por esta doação, que incrementa a nossa capacidade para os doentes mais críticos e que necessitam de cuidados mais diferenciados", destaca Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, citado na nota de imprensa.
Esta oferta contempla ainda que o CHL assegure a partilha de informação sobre o novo equipamento à comissão do fundo do movimento “Todos Por Quem Cuida” e à SYSADVANCE nas áreas ligadas ao grau de utilização, nível de satisfação, sugestões de melhoria e desenvolvimento, entre outras.
SYSVENT OM1 é o nome do ventilador certificado, e o primeiro desenvolvido em Portugal que conquista a marca CE, em Janeiro deste ano.