Viver
Viagem ao interior do grande órgão da Sé de Leiria, com 2.300 tubos e 11 metros de altura
O concerto que celebra 25 anos do órgão da Sé de Leiria acontece a 5 de Outubro com uma referência mundial da improvisação, o alemão Wolfgang Seifen
O organista titular da Sé de Leiria, João Santos, desvenda o funcionamento do instrumento que em 2022 chega aos 25 anos em actividade (clique em cima para ver o vídeo).
A iniciativa do cónego José de Oliveira Rosa (que era o organista titular da Sé de Leiria) está proposta na reunião ordinária do cabido de 22 de Maio de 1993 e tinha em vista assinalar o 450.º aniversário da criação da diocese, dois anos mais tarde, em 22 de Maio de 1995.
A inauguração do grande órgão da Sé de Leiria acabou por acontecer a 4 de Outubro de 1997 pelo músico Franz Stoiber e constituiu um acontecimento, com a presença do Presidente da República, Jorge Sampaio.
O organista e compositor alemão Wolfgang Seifen, considerado internacionalmente como um dos maiores improvisadores da actualidade, é o artista convidado para o jubileu dos 25 anos do grande órgão da Sé de Leiria, um instrumento com 2.300 tubos.
O concerto acontece na próxima quarta-feira, 5 de Outubro, pelas 16 horas.
Construído por 19 artesãos na oficina do mestre organeiro Georges Heintz, localizada na aldeia de Schiltach, na Floresta Negra alemã, o aerofone da Sé de Leiria tem 11 metros de altura, é totalmente mecânico sem ajudas electrónicas e pelas características modernas e versáteis de concepção adequa-se a todo o repertório composto para órgão, em que sobressaem as obras de Bach.
Com três teclados, apresenta um espectro enorme de graves a agudos e 35 opções para “colorir” o som. Funciona com ar através da ajuda de foles e de um compressor.
João Santos é licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto, onde estudou com Luca Antoniotti (Órgão), Eugénio Amorim (Composição e Direcção de Coros), Cesário Costa (Direcção de Orquestra), Anselm Hartmann (Piano), entre outros.
Efectua regularmente concertos por todo o país e estrangeiro, de onde se destacam a Catedral de Westminster (Londres), o Orgelfestival Rhür (Alemanha), a Catedral de Notre Dame de Paris, o St. Christoph Summer Festival (Vilnius), entre outros.
É o organista titular da Catedral de Leiria desde 2007.
De 2010 a 2018, João Santos foi organista titular do Santuário de Fátima, e, desde 2018, é membro permanente da equipa de organistas responsáveis pelos concertos a seis órgãos na Basílica do Palácio Nacional de Mafra.