Economia
We for Bit desenvolve gestão dos cemitérios de Madrid e de espectadores em eventos de Leiria
Firma está a desenvolver novas webapps, direccionadas para o mercado empresarial
A We for Bit é uma empresa sediada em Leiria que participou na criação de uma solução de gestão dos cemitérios de Madrid e foi ela também que desenvolveu o sistema de contagem de espectadores de alguns dos maiores eventos de Leiria.
A empresa teve como génese a Sumtek, firma criada em 2014, especializada na venda de equipamento informático e instalação de redes, que continua a existir como entidade autónoma e está a celebrar dez anos de existência.
“Tivemos a possibilidade de desenvolver um projecto, em parceria com o Governo espanhol e com parceiros espanhóis, da gestão fúnebre de Madrid”, conta Carlos Morgado, gerente de ambas as empresas.
A Sumtek está vocacionada para o mercado do hardware, sistemas de segurança, redes e assistência a empresas e a We for Bit desenvolve soluções tecnológicas para empresas e outras organizações.
Esta última empresa colaborou na criação de uma plataforma que interliga e gere digitalmente o serviço municipal fúnebre, os cemitérios e os hospitais na capital espanhola.
“A partir do momento em que uma pessoa falece, há um procedimento automatizado, que identifica os familiares, para onde vai o corpo, em que câmara está, até o talhão onde é enterrado ou incinerado”, explica Carlos Morgado.
A We for Bit criou ainda o sistema de contagem de pessoas para a Aldeia de Natal de Leiria, para o Festival da Sardinha, Feira de Leiria ou o Prove Leiria Doçaria.
“Tem sido um trabalho muito intenso de ‘batalhar’ no mercado para conseguirmos os contratos e há muito marketing de passa-a-palavra. Temos apostado num crescimento assente em passos seguros”, diz o gerente, adiantando que a firma está a desenvolver novas webapps, direccionadas para necessidades sentidas pela própria empresa e pelos seus clientes.
É o caso da We.comm e da We.Sync.
“A primeira é uma aplicação que auxilia a gestão de campanhas, na área das seguradoras. Envia informação aos clientes sobre seguros, sobre sinistros, sobre o que quiserem, fazendo comunicação em massa de forma simples e agregada, por géneros, por entidades, ou por outro factor”, explica.
Já a We.Sync começou por ser uma solução para uso próprio, mas já está a ser aplicada noutras empresas.
Faz a ligação entre o fornecedor e o site de uma empresa.
Na prática, sempre que existe uma actualização de stocks, de preços, descontos ou campanhas, tudo é sincronizado.
“Através desta aplicação conseguimos ter acesso a tudo, da margem de lucro, ao preço de venda, o que está a acontecer com um produto ou com milhares de produtos.”
Neste momento, a equipa conta com seis colaboradores especializados em programação, webdesign e marketing.
Nos planos de Carlos Morgado, além do desenvolvimento de mais duas webapps, está a diminuição da dependência do mercado de hardware e o investimento no mercado de SalesForce.
“Temos noção de que se trata de um caminho difícil”, reconhece.