Desporto

Wonderwall celebra aniversário com número crescente de atletas

30 nov 2024 08:00

Mais de 2.500 pessoas já passaram pelo primeiro rocódromo da região

wonderwall-celebra-aniversario-com-numero-crescente-de-atletas
Rodrigo Couto fundou o primeiro rocódromo da região
Ricardo Graça/Arquivo
Inês Gonçalves Mendes

Passou um ano desde que Rodrigo Couto inaugurou o Wonderwall, o primeiro rocódromo da região de Leiria, capaz de dar resposta aos adeptos de escalada e bouldering que, até então, não tinham um espaço indoor adequado à prática destas modalidades.

Rodrigo Couto notou esta falta de oferta e colocou mãos à obra para reunir num espaço os amantes de escalada, inaugurado a 18 de Novembro de 2023.

Um ano depois, o responsável tem a certeza de que “foi uma boa aposta”. “Foi uma inovação que trouxemos para a cidade e o mercado da escalada está a crescer imenso”, constatou o também fundador do CrossFit Leiria.

Neste primeiro ano, já passaram mais de 2.500 pessoas pelo recinto e somente cerca de 20% destas já eram praticantes de escalada ou bouldering. Além de proporcionar um ambiente fechado para os praticantes treinarem em paredes artificiais e com maior sentimento de segurança, Rodrigo Couto também abriu espaço para que a escalada se tornasse acessível a quem quer experimentar pela primeira vez.

O espaço situado na Box Norte do CrossFit, na Zicofa, concelho de Leiria, conta com 300 metros quadrados de área escalável e paredes com 4,5 metros de altura. O bouldering é caracterizado como sendo uma modalidade da escalada onde não é utilizado, ou usado muito pouco, equipamento de segurança, como o arnês e, por isso, os colchões com 40 centímetros de espuma junto às paredes ajudam a amortecer as quedas.

Além da prática desportiva informal, o Wonderwall também fornece aulas de escalada, abre o espaço para encontros de team building e para aniversários e a equipa organiza ainda eventos de escalada outdoor.

Ao olhar para o futuro, Rodrigo Couto acredita que os adeptos de escalada vão continuar a surgir. “A modalidade está a crescer em toda a Europa. Tenho a certeza de que, nos próximos anos, vão haver mais rocódromos aqui na zona por causa deste crescimento gradual.”