Viver

Yesterday. Novo álbum fecha 20 anos de trabalho

9 jan 2025 10:51

Eu Já Cá Estive Antes reúne 18 faixas que Pedro Augusto gravou ao longo de quase duas décadas

yesterday-novo-album-fecha-20-anos-de-trabalho
“Os verdadeiros mistérios não têm resolução. O passado é um mistério”, escreve o músico de Leiria no texto que acompanha o LP
DR

Está disponível desde domingo (5 de Janeiro) no Bandcamp e é um álbum que demorou quase duas décadas a ser concluído. O mais recente lançamento do projecto Yesterday – com o título Eu Já Cá Estive Antes – reúne ao todo 18 temas, alguns mais próximos do formato canção e outros “que são dois minutos de galos a cantar às sete da manhã”, comenta Pedro Augusto, que tem raízes na Boa Vista, Leiria. “Na verdade, só o consegui acabar porque com a morte dos meus avós [só um deles continua vivo] voltei a trabalhar nessas músicas iniciadas há 20 anos”.

Eu Já Cá Estive Antes ficará, entretanto, também disponível nas restantes plataformas digitais de streaming, mas não está prevista qualquer apresentação ao vivo. “Corte e colagem de muitas coisas diferentes”, inclui faixas em que se escutam os avós de Pedro Augusto “a cantar”, salienta o músico, para quem o universo familiar foi a porta de entrada para um mergulho no passado.

“Eles são os testemunhos de muitas pessoas que já cá estiveram, de muitos lugares que já não existem, de muitas conversas que foram tidas e de que já ninguém se lembra”. E explica: “Quando o mundo dos meus avós se abriu para mim, eles tornaram-se mensageiros, aquilo que eles tocaram e que eles viram, eu nunca vou ver nem tocar, mas é uma coisa abstracta, e esse passado é enorme, é uma pesquisa etnográfica, mas é uma pesquisa etnográfica que não é levada por factos, é levada por emoções”.

No novo LP, gravado entre 2006 e 2024, em que, entre outros, usa instrumentos populares como o acordeão e a guitarra acústica, Pedro Augusto mostra o reflexo de uma recolha em que o início e a conclusão se confundem.

O álbum abre com a melodia tradicional de “E torna a virar” e prossegue com “O Fim”, a faixa número 2, muito antes de “A Primeira”, a faixa 11.

É o meu olhar para trás, sobre aquilo que já fiz, como se olhasse para a minha música como fragmentos dispersos que estavam escondidos”, diz o músico.

Anteriormente, no contexto do projecto Yesterday, Pedro Augusto editou em 2022 o longa-duração Everything Is (Always) About To End e em 2014 e 2011, respectivamente, os álbuns The Waiting e You Are The Harvest.

Vencedor do concurso Termómetro Unplugged em 2006, Pedro Augusto esteve representado na colectânea Novos Talentos Fnac em 2012.