Opinião
Leiria cidade das festas!
Foi fácil verificar imensas iniciativas desde exposições temporárias, colóquios, palestras, ações de formação, oficinas de trabalho, entre outras
Leiria tem sido apelidada como uma cidade em constante festa, principalmente quando são salientados os eventos de maior dimensão e que recebem milhares de pessoas. Não obstante as diversas opiniões sobre a forma como as mesmas são organizadas, sendo sempre discutível, tendo em conta o gosto e a sensibilidade de cada um, fiz uma reflexão sobre o que Leiria oferece no âmbito dos espaços museológicos, assim como as respetivas iniciativas que os mesmos apresentam ao público, gratuitamente, além das exposições fixas.
Foi fácil verificar imensas iniciativas desde exposições temporárias, colóquios, palestras, ações de formação, oficinas de trabalho e, entre outras, uma ligação muito forte às escolas do concelho… até o teatro e a música passam por estes espaços, não fosse Leiria Cidade Criativa da Música – UNESCO, além dos vários grupos corais e de teatro, 11 filarmónicas e 20 grupos de folclore, etc. Mas, que espaços são esses?
É fácil citar muitos e esquecer outros tantos. Mesmo assim, ficam alguns exemplo dos espaços museológicos de Leiria com atividades permanentes: Castelo de Leiria; Museu de Leiria; Museu da Imagem em Movimento; Moinho do Papel; Centro de Diálogo Intercultural de Leiria; Casa Museu – Centro Cultural João Soares; Museu Escolar de Marrazes; Agromuseu Municipal Dona Julinha; Museu Etnográfico do Freixial; Casa Etnográfica da Magueigia; Museu da Comunidade de Santa Catarina da Serra; Museu da Fábrica de Cimento da Maceira Liz; Museu do Casal de Monte Redondo; Museu do Sporting Clube de Portugal; Núcleo Museológico dos Bombeiros Municipais; Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho; Banco das Artes Galeria, etc.
Além dos espaços fixos, são inúmeros os eventos que se fazem em todas as freguesias, sendo impossível, no presente artigo, salientar todos.
Certo é, isto só é possível com a dinâmica forte das associações do concelho, além do apoio, colaboração ou parceria da Câmara Municipal e de todas as juntas ou uniões de freguesia do concelho, sem exceção.
Ora, sendo uma cidade sempre em festa, apenas posso concluir que a festa é Cultura…
Texto escrito segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico de 1990