Viver

A revolução em palco e a primeira ópera do coro do Orfeão de Leiria

24 out 2024 11:50

Com mais de 30 elementos, o Coro do Orfeão de Leiria junta-se ao elenco do espectáculo Madrugada que celebra 50 anos do 25 de Abril esta sexta-feira no Teatro José Lúcio da Silva

a-revolucao-em-palco-e-a-primeira-opera-do-coro-do-orfeao-de-leiria
O Coro do Orfeão de Leiria durante uma actuação para o público
DR

Todos diferentes, todos iguais. Num coro também se faz política? “É um verdadeiro produto colectivo e democrático”, diz António Moreira de Figueiredo. “Tem uma particularidade única do ponto de vista social, porque não há distinções [nem] clivagens”, pelo contrário, “todas as pessoas são uma individualidade, estão num patamar de igualdade e são fundamentais para o resultado”.

Mais: se, como cidadãos, somos tantas vezes treinados “para o individualismo” e “para a competição”, um coro, por contraste, constitui “um exercício de cooperação”, apesar da autoridade, incontornável, do maestro, comenta o arquitecto que desde 1982 integra o Coro do Orfeão de Leiria, o mais antigo em actividade no concelho de Leiria.

Entre duas datas comemorativas – o Dia Mundial do Canto, assinalado no último sábado, e o Dia Mundial da Ópera, a 25 de Outubro –, esta é uma semana especial para o Coro do Orfeão de Leiria, que amanhã, sexta-feira, vai a palco no elenco do espectáculo Madrugada: as Razões de um Movimento, que celebra no Teatro José Lúcio da Silva os 50 anos da revolução de 25 de Abril e a transição para a democracia, sob a direcção artística e musical de Jan Wierzba, apoiado pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ