Viver
Afonso Lopes Vieira inspira tertúlia na biblioteca de Leiria
A conversa tem como mote a nova antologia Passeio nas Minhas Terras e Outros Textos
No próximo sábado, 25 de Janeiro, em que se assinalam 79 anos da morte de Afonso Lopes Vieira, ocorrida em 1946, em Lisboa, um dia antes de atingir o 68.º aniversário, Leiria acolhe uma tertúlia sobre o poeta, com início às 17 horas.
Na sessão, a realizar na biblioteca municipal, que tem o nome de Afonso Lopes Vieira, participam Carlos Fernandes, Cristina Nobre, António da Silva Gordo e Paula Marques, que vão trocar ideias a partir da antologia Passeio nas Minhas Terras e Outros Textos.
Todos os escritos agora reunidos num único volume pela Hora de Ler – em Passeio nas Minhas Terras e Outros Textos – são da autoria de Afonso Lopes Vieira e foram anteriormente publicados em livros ou folhetos, no período entre 1897 e 1945. Considerações e poemas que Afonso Lopes Vieira dedicou à região, desde Leiria a São Pedro de Moel, passando por Cortes, Abadia, Senhora do Monte, Amor, Monte Real, Marinha Grande, Nazaré, Alcobaça, Batalha e Fátima, entre outros locais.
Entretanto, a cerimónia de entrega do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira – no valor de cinco mil euros – está agendada para as 18 horas de sexta-feira, 24 de Janeiro. O vencedor da terceira edição é Gonçalo David Silva Pinto Azevedo, com Inverso Sentido do Tempo, livro escrito sob o pseudónimo António Seixas.
Durante o mês de Janeiro, decorre a Festa do Poeta, em Leiria, dedicada a Afonso Lopes Vieira. Inclui, na biblioteca municipal, visitas guiadas à Sala Afonso Lopes Vieira, espaço geralmente vedado ao público. A extensa e valiosa livraria privada do escritor está disposta do mesmo modo em que se encontrava no escritório do chamado Palácio da Rosa, a residência em Lisboa do autor de Onde a Terra se Acaba e o Mar Começa e Animais Nossos Amigos.
As visitas com acompanhamento são gratuitas (não é necessária inscrição) e têm lugar de segunda a sexta, entre as 14 e as 15 horas, até 31 de Janeiro.