Sociedade
Alerta da associação ambientalista Oikos salva planta rara em Amor, Leiria
Depois do alerta, a empresa promotora da Central Fotovoltaica do Banco assumiu o compromisso de adoptar medidas de salvaguarda da espécie, para a “manter e até incrementar”
Uma história com final feliz. O alerta da associação ambientalista Oikos pôs a salvo vários núcleos de Leuzea longifolia, uma planta rara e em extinção, existente em Casal Novo, freguesia de Amor, Leiria, no local onde será instalada uma central fotovoltaica, com a empresa promotora a assumir o compromisso de adoptar medidas de salvaguarda da espécie, para a “manter e até incrementar”.
A história começou em Março último, com o início dos trabalhos de preparação para a instalação da Central Fotovoltaica do Banco, um projecto da empresa Aquila Clean Energy, que deixou em sobressalto membros da Oikos. Sabendo da existência de núcleos de Leuzea longifolia no local, a associação enviou exposições ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e para as Câmaras de Leiria e da Marinha Grande, uma vez que a central abrange território dos dois concelhos.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.