Sociedade
Alqueidão da Serra garante 6,4 ME para tornar floresta mais resiliente
Estão previstos apoios aos proprietários para investimento na reflorestação, limpeza e manutenção de terrenos e pagamento pelo “serviço de ecossistema” que prestam
Tornar a freguesia num território “mais resiliente ao fogo” é o grande objectivo do projecto de transformação da floresta que está em curso em Alqueidão da Serra, no concelho de Porto de Mós. Iniciado há cerca de três anos, o processo acaba de dar um passo importante com a aprovação da Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP), que garante um financiamento na ordem dos 6,4 milhões de euros a executar ao longo de 20 anos, montante que contempla apoios aos proprietários para investimento e pagamento pelo “serviço de ecossistema” que prestam.
Miguel Santos, técnico responsável pela Área de Gestão Integrada da Paisagem de Alqueidão da Serra, explica que o financiamento será executado em duas fases. Uma primeira, para as intervenções iniciais, que incluem limpezas, plantações e reactivação de povoamentos florestais ao abandono, a executar nos próximos dois anos e que totaliza 2,6 milhões de euros.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.