Sociedade

Alunos já conhecem nova data dos exames do secundário

14 abr 2020 19:48

No primeiro dia de exames realiza-se a prova de Português

alunos-ja-conhecem-nova-data-dos-exames-do-secundario
Calendário dos exames nacionais do ensino secundário

Foi hoje publicado o diploma que prevê regras excepcionais para o final do ano lectivo.

Além da informação sobre as aulas à distância, que podem estender-se até ao dia 26 de Junho para todos os níveis de ensino, o documento divulga as datas para as matrículas para o próximo ano letivo e dos exames das diferentes disciplinas do ensino secundário.

Tal como já tinha sido anunciado pelo primeiro-ministro, António Costa, a 1.ª fase dos exames nacionais passa a realizar-se entre 6 e 23 de Julho.

Com as novas regras, os alunos só realizam os exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.

A afixação dos resultados decorre no dia 3 de Agosto, decorrendo a 2.ª fase de 1 a 7 de Setembro, cujas pautas serão afixadas a 16 de Setembro.

Por exemplo, o exame de Português exigido até agora a todos os alunos, deixa de ser necessário para os estudantes que não precisam desta prova para o curso que vão ingressar.

As novas regras deixam cair os exames que contavam para a classificação final, cuja avaliação é apenas a realizada pelos professores internamente, em função do “conjunto das aprendizagens realizadas até ao final do ano lectivo”.