Abertura

Anabela Graça: “Este é um caminho consciente e profundo. É irreversível”

25 mar 2021 09:11

Vereadora da Cultura no Município de Leiria faz o diagnóstico da Rede Cultura 2027 num depoimento por escrito que mede o pulso à candidatura de Leiria a capital europeia da cultura

anabela-graca-este-e-um-caminho-consciente-e-profundo-e-irreversivel
Anabela Graça: "Não é apenas pela candidatura que estamos a fazer território e cidade"
Ricardo Graça

Quais são os principais argumentos da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027?
Leiria foi a primeira cidade a manifestar intenção de ser candidata, a 22 de Maio de 2015, há já quase seis anos, portanto. Intenção que foi também a primeira cidade candidata a reiterar nos primeiros dias logo após o primeiro grande confinamento pandémico. Quer esta lonjura na intenção quer esta urgência na sua reiteração devem-se justamente ao trabalho que, em 2015 importava realizar, que foi estruturado em rede com muita intensidade nos últimos três anos. E esse trabalho surge por todo o lado na nossa candidatura. Surge no conceito, surge no nome, surge na marca, surge na participação e no envolvimento. Surge no Congresso que realizamos sobre O Futuro da Nossa Cidade e surge na necessidade e vontade de um território vasto e diverso de 26 municípios construírem rede, coserem território e fazerem “cidade” através daquilo que nunca tinha sido pensado em conjunto: a cultura como casa comum e a procura da ideia de Europa como destino. Este trabalho tem um nome, chama-se Rede Cultura 2027.

A coexistência de 26 municípios de três distritos, com diferentes identidades, entre Castanheira de Pera e Arruda dos Vinhos, é uma força ou uma fraqueza do projecto?
Não só é uma força, como é “a” força. É quem somos, e por sermos assim é também o que nos diferencia. Como a Europa (e, até o seu conceito de cidade, não é só Paris e Berlim, também é Ansião e Castanheira de Pera) esta diversidade significa diverCidade. Estes aparentes paradoxos são, na verdade, traços que desenham um rosto complexo, autêntico, personalizado. Esta nossa candidatura tem, por isto, uma fortíssima natureza e uma marcadíssima identidade: a de ser uma rede de 26 municípios que se encontram através da cultura para se traduzir e transformar em intérpretes efectivos da cultura europeia.

Leia também: "Leiria já investiu 750 mil euros para ser capital europeia da cultura, mais do que Braga, Faro ou Aveiro"

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ