Sociedade
Andam a roubar pedra dos muros tradicionais na Serra de Aire
Na freguesia do Arrimal, concelho de Porto de Mós, há vários casos de muros danificados com a retirada da pedra. Presidente da União dos Agricultores do Distrito de Leiria diz que é "um prejuízo" sobretudo para o património
Foi através de um vizinho que Joaquim Avelino soube que lhe tinham “roubado” a pedra do muro que, “há anos e anos”, serve de vedação ao pequeno terreno que tem no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, nas proximidades do Arco da Memória, no Arrimal, concelho de Porto de Mós. “Levaram quase tudo até abaixo”, diz, apontando para o que resta do muro, onde sobram apenas as pedras mais próximas do solo.
A situação denunciada por Joaquim Avelino, que preside à União de Agricultores do Distrito de Leiria (UADL), não é caso único. Segundo este morador, residente no Arrimal, há outros relatos de furtos semelhantes, registados nas últimas semanas, o que levou aquela organização a comunicar o caso às autoridades. “Enviámos uma informação para a GNR e para o ICNF a dar conta do que se está a passar, que andam a tirar a pedra dos muros, que tanto trabalho deram a fazer aos nossos antepassados”, conta o agricultor.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.