Sociedade

Andam a roubar pedra dos muros tradicionais na Serra de Aire

12 mai 2024 08:00

Na freguesia do Arrimal, concelho de Porto de Mós, há vários casos de muros danificados com a retirada da pedra. Presidente da União dos Agricultores do Distrito de Leiria diz que é "um prejuízo" sobretudo para o património

andam-a-roubar-pedra-dos-muros-tradicionais-na-serra-de-aire
Na propriedade de Joaquim Avelino só deixaram as pedras mais próximas do solo
Maria Anabela Silva
Maria Anabela Silva

Foi através de um vizinho que Joaquim Avelino soube que lhe tinham “roubado” a pedra do muro que, “há anos e anos”, serve de vedação ao pequeno terreno que tem no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, nas proximidades do Arco da Memória, no Arrimal, concelho de Porto de Mós. “Levaram quase tudo até abaixo”, diz, apontando para o que resta do muro, onde sobram apenas as pedras mais próximas do solo.

A situação denunciada por Joaquim Avelino, que preside à União de Agricultores do Distrito de Leiria (UADL), não é caso único. Segundo este morador, residente no Arrimal, há outros relatos de furtos semelhantes, registados nas últimas semanas, o que levou aquela organização a comunicar o caso às autoridades. “Enviámos uma informação para a GNR e para o ICNF a dar conta do que se está a passar, que andam a tirar a pedra dos muros, que tanto trabalho deram a fazer aos nossos antepassados”, conta o agricultor.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ