Economia

Ansião poderá criar programa de incentivos à plantação de medronheiro

24 jan 2024 16:49

Medronho é muito procurado para exportação pela sua acção adstringente e antisséptica sobre as vias urinárias, útil em casos de cistites, uterites e prostatites, entre outras

ansiao-podera-criar-programa-de-incentivos-a-plantacao-de-medronheiro
Folha e flor do medronheiro são procurados pelas propriedades medicinais
Fotografia: Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

No fim-de-semana (dias 27 e 28 de Janeiro), Ansião volta a receber a Feira dos Pinhões, um certame que celebra o fruto do pinheiro-manso, mas que também servirá para promover os produtos endógenos da Serra de Sicó.

Um dos que mais popularidade tem ganhado nos últimos tempos é o medronho.

Aliás, à semelhança do que já fez com a cultura do pinheiro-manso, a câmara municipal local anunciou a intenção de firmar um protocolo com a Associação Florestal de Ansião (AFA) para promover com incentivos a cultura deste arbusto, que começa a ter muita procura, devido ao seu rendimento, em especial para exportação.

Segundo o presidente da AFA boa parte das áreas de produção no concelho mantêm-se abandonadas e pouco exploradas pelos proprietários. Apesar disso, Artur Ramalho explica que o mercado asiático está a tornar-se rapidamente num dos maiores consumidores do fruto vermelho que tem diversos usos, muito além da simples aguardente, que acaba por ser o produto menos lucrativo.

"Conservas, compotas ou doces, podem ser feitos a partir do fruto, mas as folhas e flores são procuradas pelas suas propriedades medicinais", adianta.

A acção adstringente e antisséptica sobre as vias urinárias, útil em casos de cistites, uterites e prostatites, mas também para a limpeza do sangue está há muito provada e documentada científicamente.

As folhas de medronheiro usadas em chá são adstringentes, anti-inflamatórias e têm um efeito antidiurético.

"A própria casca e as raízes mais superfícies são muito procuradas pelas suas propriedades medicinais", adianta.

Os ramos dos rebentamentos jovens também são muito procurados pelas floristas, atingindo preços elevados, em especial no mercado francês.

A autarquia já anunciou a sua intenção de avançar com a parceria e os incentivos à cultura deste arbusto arbóreo autóctone e de crescimento rápido, que poderão passar pela oferta dos medronheiros, esperando-se mais novidades sobre o assunto na Feira dos Pinhões, neste fim-de-semana.