Economia

António Poças reeleito para a direcção da Associação Empresarial da Região de Leiria

17 dez 2021 11:10

Tomada de posse decorreu esta quinta-feira ao final do dia, depois do acto eleitoral

antonio-pocas-reeleito-para-a-direccao-da-associacao-empresarial-da-regiao-de-leiria
António Poças (à esquerda) e Jorge Santos vão continuar à frente da direcção e da Assembleia Geral
Raquel de Sousa Silva
Raquel de Sousa Silva

A inCentea Tecnologias de Gestão, representada por António Poças, foi reeleita esta quinta-feira para presidir à Nerlei nos próximos três anos.

Na tomada de posse, ontem ao fim do dia, o dirigente fez o balanço do mandato que agora termina e elencou alguns desafios para o próximo.

“Este foi um mandato algo atípico”, reconheceu, justificando com a mudança do director executivo da associação e, depois, com a Covid. Situações que não tiraram o foco, mas obrigaram a adaptações.

"É um mandato que ficará para sempre ligado à criação do Gabinete Económico e Social da Região de Leiria”, que envolveu Nerlei, CIMRL e Politécnico, e que numa primeira fase teve como missão encontrar soluções para os “graves problemas” económicos e sociais decorrentes da pandemia.

“Os desafios eram gigantes, pelo que nos fica a sensação de que fizemos pouco tendo em conta o que era preciso fazer”, admitiu António Poças.

Para os próximos três anos, o presidente da Nerlei diz que a direcção “quer deixar a sua marca” em vários aspectos, apesar de haver um plano estratégico ao qual vai dar continuidade.

Os elevados custos da energia, da matéria-prima e dos transportes são um constrangimento à actividade das empresas, mas nesta matéria a associação e as empresas “têm pouca capacidade de influência”.

Noutro aspecto, considera António Poças, deveria ser possível a região “fazer algo”. Trata-se da falta de pessoas qualificadas, assunto do qual as empresas “realmente se queixam”.

Para a direcção foram ainda eleitos Rui Pedrosa (Politécnico de Leiria) e Sónia Calado (DRT Moldes e Plásticos) como vice-presidentes.

Os vogais efectivos são Paulo Valinha (Tecfil), Rui Brogueira (Respol), Marcelo Sousa (Matcerâmica), Maria João Tomaz (Labeto), Rui Ferreira (PRF Gás, Tecnologia e Construção), Telma Curado (Telma Curado & Associados).

Os vogais suplentes são António Ricciulli (Schaeffler) e Elsa Nicolau (Nigel).

A Vipex, representada por Jorge Santos, foi reeleita para presidente da Mesa da Assembleia Geral. O vice presidente é João Faustino (Cefamol), o secretário é Joaquim Paulo Conceição (Nov Automóveis) e o secretário suplente é Pedro Custódio (Manulena).

Ao Conselho Fiscal preside Luís Malhó de Sousa (Cautio), o vice presidente é Vítor Coutinho (Lusiaves, o vogal efectivo é Catarina Vieira (Movicortes) e o vogal suplente é Luís Febra (Socem ED).