Sociedade
Aprovada isenção de portagens na A13, que serve o norte do distrito
A auto-estrada do Pinhal Interior (A13), que serve os municípios de Ansião, Alvaiázere, Castanheira Pera, Figueiró Vinhos e Pedrógão Grande, é uma das vias abrangidas pelo projecto de Lei que elimina as portagens nas ex-SCUT
A auto-estrada do Pinhal Interior (A13), que serve os municípios de Ansião, Alvaiázere, Castanheira Pera, Figueiró Vinhos e Pedrógão Grande, é uma das vias abrangidas pelo projecto de lei que elimina as portagens nas ex-SCUT aprovado, esta quinta-feira, no Parlamento.
A isenção de pagamento está prevista no projecto de lei apresentado pelo PS, aprovado na generalidade com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN. As bancadas do PSD e do CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.
Em comunicado, a federação distrital do PS fala “num momento sem precedentes de amplo consenso nesta matéria, com impacto positivo para a nossa região, para as nossas empresas, para as nossas famílias” e acusa o PSD e CDS-PP de “não se colocarem ao lado da população que tanto exigiu esta decisão colectiva”.
A estrutura socialista, liderada por Walter Chicharro, deputado do PS à Assembleia da República, frisa que a medida é uma reivindicação “antiga” e que “o caminho que se fez foi mais pausado do que era exigido por todos, mas hoje temos condições para reforçar as reduções anteriormente definidas para a A13, eliminando agora as portagens em dois pórticos fundamentais para todos”.
A proposta do PS - a única que foi aprovada - pretende acabar com as portagens na A4 - Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 - Algarve, A23 - Beira Interior, A24 - Interior Norte, A25 - Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.
De acordo com os socialistas, a medida tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros e, segundo o projecto de lei, entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025.