Saúde

Artigo de docentes do Politécnico de Leiria sobre estilos de vida durante a pandemia em publicação internacional

18 jun 2020 15:03

Estudo liderado por Raul Antunes publicado no International Journal of Enviromental Research and Public Health

artigo-de-docentes-do-politecnico-de-leiria-sobre-estilos-de-vida-durante-a-pandemia-em-publicacao-internacional
Estudo pretendeu compreender estilos de vida da população adulta durante a pandemia
Ricardo Graça/Arquivo

O trabalho encabeçado pelo docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria pretendeu compreender os estilos de vida da população adulta portuguesa durante a pandemia da Covid-19.

O estudo pretendeu compreender os estilos de vida da população adulta portuguesa durante a pandemia, nomeadamente no que se refere a hábitos de sono, hábitos alimentares e níveis de actividade física, bem como compreender os níveis de ansiedade e a percepção de satisfação das necessidades psicológicas básicas durante o confinamento.

Os resultados enfatizaram a importância de continuar a divulgar a mensagem de ficar fisicamente activo durante a pandemia, levando em consideração que a interacção com o ambiente é limitada.

Sugerem, também, a importância de se trabalhar no sentido de criar estratégias para promover hábitos alimentares saudáveis, não comendo com mais ou mais frequência e escolhendo cuidadosamente o que comer.

Destacam, ainda a importância de identificar quais os grupos que podem enfrentar mais dificuldades na adopção de comportamentos saudáveis, como actividade física, escolhas alimentares saudáveis e rotinas de sono.

Mulheres e adultos mais jovens podem precisar de mais atenção, porque parecem praticar menos actividade física e devido à presença de níveis mais altos de ansiedade.

O artigo tem co-autoria de Roberta Frontini, investigadora do ciTechCare, e colaboração de Rui Matos, Pedro Morouço, Nuno Amaro, Rogério Salvador e Ricardo Rebelo Gonçalves, também docentes da ESECS.