Sociedade

Batalha de Aljubarrota assinalada com actividades em três concelhos

12 ago 2023 11:00

O 638ª aniversário do conflito, que opôs os exércitos português e castelhano, assinala-se, esta segunda-feira, com actividades no Campo Militar de São Jorge (Porto de Mós), no Mosteiro da Batalha e na vila e Aljubarrota (Alcobaça)

batalha-de-aljubarrota-assinalada-com-actividades-em-tres-concelhos
Recriação histórica em Aljubarrota (Alcobaça) tem atraído milhares de pessoas
CM de Alcobaça

O 638.º aniversário da Batalha de Aljubarrota, que se assinala na segunda-feira, dia 14, será comemorado com actividades no Campo Militar de São Jorge (Porto de Mós), no Mosteiro da Batalha e na vila de Aljubarrota (Alcobaça).

Para marcar a data, a Fundação Batalha de Aljubarrota preparou várias iniciativas, a desenrolar no Campo Militar. As celebrações começam pelas 10 horas, com missa campal, seguindo-se a cerimónia militar de homenagem aos mortos e evocação histórica.

Pelas 12 horas, decorrerá a tradicional homenagem, com deposição de flores, junto ao túmulo de D. João I, no Mosteiro da Batalha.

À tarde, as actividades regressam ao Campo Militar. Pelas 14:30 horas, está prevista uma representação, denominada Chamada de Armas, seguida de uma recriação medieval sobre a promessa de D. João I e actividades de tiro com arco para os mais novos.

Já em Alcobaça, a data será assinalada na vila de Aljubarrota, onde no domingo, dia 13, haverá uma recriação histórica alusiva à batalha, às 18 horas. A iniciativa está inserida no Aljubarrota Medieval, evento que começa na tarde deste sábado e que decorre até terça-feira, dia 15. Durante este período haverá tavernas medievais, acampamento militar, mostra de armas, cortejos, torneios e justas, danças e menejos, artes de rua e espectáculos temáticos.

A Batalha de Aljubarrota travou-se no dia 14 de Agosto de 1385, no planalto de São Jorge, em Porto de Mós. Opôs o exército de Portugal, comandado por D. Nuno Álvares Pereira, e as forças de Castela. Portugal conseguiu uma vitória decisiva, consolidando a independência e encerrando a crise sucessória conhecida como a Crise de 1383-1385.