Viver

Biblioteca Uivo chama crianças para a leitura

16 mar 2016 00:00

Uma nova biblioteca que apela à reflexão sobre temas como a deficiência, a diferença, a igualdade, a família, a terceira idade, os direitos dos animais e a arte

biblioteca-uivo-chama-criancas-para-a-leitura-3379

Há uma nova biblioteca que apela à reflexão sobre temas como a deficiência, a diferença, a igualdade, a família, a terceira idade, os direitos dos animais e a arte.

Daí chamar-se Uivo.

Vai ser itinerante e incentivar a leitura junto de alunos em idade pré-escolar e do primeiro ciclo, que frequentam as actividades de animação e apoio à família (AAAF) dinamizadas pela AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes, em Leiria.

Os 100 livros, no valor de 1.200 euros, angariados pela Arquivo Livraria durante a campanha de Natal vão circular de AAAF em AAAF e chegar a cada grupo de crianças pela mão do Sortudo, o cão-biblioteca.

A mascote, desenhada por Ricardo Romero do Projecto Matilha e Ruben Pinto da CINFORM-CERCILEI, e fabricada pela Castelhano & Ferreira, também vai seguir para o núcleo de Leiria da APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral.

Na selecção dos títulos, houve a preocupação de garantir uma forte presença de obras de autores e ilustradores portugueses, explica Catarina Dias, coordenadora dos projectos Uivo e Matilha.

O lançamento da iniciativa aconteceu sábado, 5 de Março, na Arquivo Livraria.

A segunda fase da biblioteca itinerante está já em marcha e tem como público-alvo a população de utentes do centro de dia e lar da terceira idade da AMITEI.