Sociedade

Bispo pede aos padres para ajudarem pobres com donativo

10 abr 2020 12:06

Numa mensagem ao clero da diocese, D. António Marto apela também aos sacerdotes para serem “portadores de esperança”.

bispo-pede-aos-padres-para-ajudarem-pobres-com-donativo

Numa mensagem ao clero da diocese, o bispo D. António Marto exorta os padres a ajudarem quem mais precisa, convidando-os a fazerem um donativo à Cáritas de Leiria. Na missiva, o prelado pede ainda aos sacerdotes para serem “portadores de esperança”.


De acordo com um comunicado da diocese, esta mensagem “de comunhão, alento e proximidade”, surge da “inédita impossibilidade” de reunir todo o presbitério da diocese na tradicional Missa Crismal, que se celebra na manhã de quinta-feira santa, devido à pandemia da Covid-19. 


Na missiva, D. António Marto frisa que “não podemos ficar indiferentes ao que se está a passar na humanidade, ao sofrimento, aos danos pessoais, sociais e materiais que esta crise está a provocar”. Chama, por isso, a atenção dos padres para a oração e solidariedade “por obras e palavras, com as vítimas da pandemia e com quantos põem em risco a própria vida para cuidar e curar os doentes ou para salvaguardar a saúde pública e o abastecimento dos bens essenciais à vida de todos”. 


Nesse linha de pensamento, o bispo deixa uma sugestão concreta de solidariedade, propondo a oferta do equivalente a um dia de trabalho à Cáritas Diocesana, antevendo que, nos próximos tempos, “haverá muitas pessoas” a pedir ajuda àquela instituição de solidariedade. 


“Esta quinta-feira santa, dia do mandamento novo, é ocasião para manifestarmos o nosso amor de modo concreto aos mais carenciados”, acrescenta D. António Marto, que pede aos seus presbíteros para estarem atentos a quem sofre. 


Nesse sentido, apela a que, mesmo a partir de casa, os sacerdotes vão comunicando com idosos ou doentes e “tomando providências nos centros sociais para salvaguardar a saúde e o bem-estar dos residentes”. Também sugere que os padres telefonem àqueles colegas que estão mais sós ou doentes.


“Sejamos portadores de alento, de esperança e de paz para as nossas comunidades e para a sociedade”, termina o bispo, que deixa a promessa de se encontrar com os seus presbíteros no dia 19 de Junho, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus.