Viver
Bruno Carnide vence prémio de melhor curta nacional no Planos Film Fest
O realizador de Leiria concorreu com Memórias de uma Casa Vazia, filme que este ano já tinha sido distinguido em Itália
Memórias de uma Casa Vazia, de Bruno Carnide, realizador de Leiria, venceu o prémio de melhor curta-metragem nacional na oitava edição do Planos Film Fest, em Tomar.
Com estreia mundial em 2023, no Tirana International Film Festival, na Albânia, onde recebeu uma menção honrosa, o filme conta já com vários prémios, incluindo, em Julho, o prémio do júri para melhor filme no décimo Cisterna Film Festival, em Itália.
No centro de Memórias de uma Casa Vazia estão as cartas de amor de uma mulher a um passado perdido no limiar do esquecimento.
“1990 é o ano da primeira carta. Através desta e das que se seguiram desenha-se um puzzle de memórias fragmentadas de uma mulher. Agarrando-se às recordações que a assombram e consolam, tenta reconstruir a sua identidade quebrada, escrevendo confissões aos grandes amores que perdeu: o marido e a filha”, pode ler-se na sinopse.
No Planos, The Companions arrecadou o prémio para melhor curta internacional e Cycle o de melhor argumento.
Já o prémio do público (e também o de melhor direcção de arte) foi atribuído a O Procedimento e o de melhor realização a Última Hora enquanto Ruído da Pele ganhou a categoria de melhor direcção de fotografia e Things Unheard Of a de melhor montagem.
O festival de Tomar entregou os prémios de melhor música original a Canto e o de melhor sonoplastia a Sincopat.
Brendán Dunlea foi distinguido com o troféu de melhor actor e Lisa Milet conquistou o de melhor actriz.