Sociedade
Calvaria de Cima, em Porto de Mós, recolhe sapatos para árvore de Natal
No final, o calçado que ainda esteja utilizável será doado. O restante seguirá para reciclagem
Depois de lixo marinho e de bonecas e peluches, este ano, a árvore de Natal de Calvaria de Cima, no concelho de Porto de Mós, vai ser decorada com calçado. A Junta de Freguesia já lançou o apelo para a entrega de sapatos, sapatilhas, chinelos, botas ou pantufas, que deve ser feita até ao dia 15 de Novembro, na sua sede.
No final, quando a árvore for desmontada, o calçado que ainda estiver utilizável, será doado, enquanto o restante seguirá para a reciclagem, explica Luís Silva, presidente da junta.
O autarca adianta que, desde o início do presente mandato, o executivo procurou adoptar uma decoração "diferente" da árvore de Natal colocada no centro da freguesia. "No ano passado, usamos bonecas e peluches, que foram depois oferecidos a instituições da freguesia. Também já fizemos com resíduos dos oceanos recolhidos na praias", refere Luís Silva, explicando que, este ano, a escolha do calçado tem um significado especial. "A freguesia está a preparar-se para assinalar 100 anos. Os sapatos representam o caminho que se fez", diz.
Com 12 metros de altura e seis de diâmetro, a árvore de Natal será instalada no Largo da Igreja. A inauguração acontecerá, como é habitual, no dia 8 de Dezembro. Nesse dia, haverá café da avó e filhoses. "A despesa será assegurada pela junta. As pessoas darão o que entenderem e a receita angariada será entregue a uma instituição da freguesia", avança o presidente da junta.
Em edições anteriores, a iniciativa beneficiou a Associação de Serviço e Socorro Voluntário de São Jorge, a Casa do Povo de Calvaria de Cima e a Associação de Pais de São Jorge e Calvaria. Para já, não é revelado o nome da instituição a apoiar este ano.