Desporto

Câmara abre concurso para nova Piscina Municipal na Marinha Grande  

25 out 2020 15:11

Há vários anos que a população do concelho reclama um equipamento deste tipo, uma vez que o actual tem poucas condições de utilização

camara-abre-concurso-para-nova-piscina-municipal-na-marinha-grande
Mesmo sem condições, há campeões a sair da actual piscina
Ricardo Graça/Arquivo

A Câmara da Marinha Grande anunciou, por fim, a abertura do concurso para a construção de uma nova piscina municipal. Há vários anos que a população do concelho reclama um equipamento deste tipo, uma vez que a actual piscina tem sido apontada como sendo pouco mais do que um tanque com poucas condições de utilização. 

Ler Os Milagres Acontecem na Pior Piscina do País.

O anúncio da construção já tinha sido feito em Julho, mas agora foi dado mais um passo para a sua concretização. A infra-estrutura deverá começar a ser construída em 2021, segundo a Câmara, que deverá investir cerca de 3,6 milhões de euros na nova infra-estrutura, a edificar na Zona Desportiva.

"Aprovámos em reunião de Câmara a abertura do concurso público com qualificação prévia para a aquisição dos projetos de arquitetura e especialidades da nova Piscina Municipal da Marinha Grande. Este foi um passo decisivo para virmos a ter uma Piscina Municipal na zona desportiva da Marinha Grande, moderna e capaz de dar resposta às necessidades de todos os Marinhenses", informou ontem a presidente da autarquia, Cidália Ferreira.

A autarca avançou ainda em comunicado "que a aprovação do Programa Preliminar da nova Piscina Municipal, resulta do consenso entre o executivo e as restantes forças políticas representadas na Câmara Municipal, MpM e CDU", além de especialistas neste tipo de equpamentos e outras partes interessadas.


O contrato terá um prazo máximo de 210 dias para execução dos projectos, e a nova piscina municipal terá dois tanques: um desportivo, com as dimensões de 25 por 21 metros, com um prolongamento de 25 por 5 metros e uma profundidade entre 1,40 a 1,60 metros.

Este tanque deve contemplar fixações que permitam a abertura para oito pistas para competição, as quais deverão ser marcadas, cumprindo os requisitos FINA para competições nacionais largura de 2,50 metros acrescidos de 0,50 metros nas pistas junto às laterais do tanque.

O tanque desportivo deve contemplar também fixações que permitam a abertura para dez pistas para as classes de aprendizagem.  

"O segundo tanque será dedicado para a aprendizagem e a hidroginástica, podendo ainda servir, em competições, como piscina de aquecimento e recuperação. Este tanque terá 20 por 10 metros e uma profundidade de 1 a 1,30 metros. O tanque terá fixações e marcações que permitam a existência de cinco pistas com a largura mínima de 2,00m cada e terá uma rampa de acesso para pessoas portadoras de dificuldades motoras", explicou ainda a autarca.