Sociedade

Câmara de Alcobaça previne obesidade infantil com projecto “”Estou na Linha”

22 mai 2023 17:12

O estudo abrangeu 82% das crianças do jardim-de-infância e 85% dos inscritos no 1.º ciclo do ensino básico

camara-de-alcobaca-previne-obesidade-infantil-com-projecto-estou-na-linha
Crianças de Alcobaça com níveis normais de peso
CMA
Redacção/Agência Lusa

Um projecto de controlo da obesidade infantil, desenvolvido pela Câmara de Alcobaça, rastreou quase duas mil crianças do pré-escolar e 1.º ciclo e conclui que a maioria dos alunos não tem excesso de peso.

“Estou na Linha” foi desenvolvido pela autarquia, em parceria com a Equipa de Saúde Escolar do Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) Oeste Norte, face à importância de “ter a noção concreta da realidade local do concelho a nível da obesidade infantil, tendo em conta que os recentes números apontam para os 30% de crianças com excesso de peso em Portugal”, justificou o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Entre os meses de Janeiro e Abril foram rastreadas 1.986 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, “sendo os casos considerados de risco (com IMC - Índice de Massa Corporal superior a 95) encaminhados para o respetivo médico de família”, informou a Câmara.

Os resultados do estudo, que abrangeu 82% das crianças do jardim-de-infância e 85% dos inscritos no 1.º ciclo do ensino básico, hoje divulgados, revelam que “a grande maioria das crianças do pré-escolar (78%) e do 1.º ciclo (74%) apresenta níveis normais de IMC".

Das 502 crianças do pré-escolar avaliadas (de um total de 613 inscritas) constatou-se que “4% apresenta o percentil de peso abaixo do recomendado, 78% apresenta dentro dos valores recomendados, 13% apresenta excesso de peso e 5% apresenta obesidade”, pode ler-se numa nota de imprensa da autarquia.

No que toca ao 1.º ciclo, foram avaliados 1.484 dos 1.755 alunos inscritos, verificando-se que “3% apresenta o percentil de peso abaixo do recomendado, 74% apresenta dentro dos valores recomendados, 16% apresenta excesso de peso e 6% apresenta obesidade”.

Com base nos resultados, “18 crianças do pré-escolar, com percentil IMC superior a 95, foram encaminhadas para o médico de família” e outras cinco "encontram-se devidamente acompanhadas pelo que não foram encaminhadas”, refere a mesma nota.

Quanto aos alunos do 1.º ciclo, 85 foram encaminhados para o médico de família e seis estavam também já a ser acompanhados.

“Estes resultados são motivadores e refletem, naturalmente, todo o trabalho de promoção de alimentação saudável que a Câmara Municipal de Alcobaça tem vindo a efectuar desde 2005”, afirmou o autarca, citado na nota em que exemplifica com a distribuição de fruta nas escolas (desde 2010) e a dinamização local do projeto “Heróis da Fruta”, implementado no concelho desde 2014.

Para o presidente, “num tempo em que a alimentação e sedentarismo contribuem seriamente para estilos de vida pouco saudáveis”, cabe “aos responsáveis políticos, também como aos pais, trabalhar para inverter esta tendência”.

A obesidade infantil é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos mais sérios desafios de saúde pública, estimando-se que em todo o mundo cerca de 200 milhões de crianças em idade escolar apresentem excesso de peso, das quais 40 a 50 milhões são obesas.