Sociedade
Campanha 54': Teatro da Transformação espera que em 2059 as mulheres não sejam tratadas como objectos
Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas
Clique em cima na imagem para ver o vídeo
"Estás a fazer-te de esquisita. Gostas à bruta." Em 2059 já nenhuma mulher vai ouvir frases destas nem serem vítimas de apalpões de estranhos na rua ou de piropos ordinários na rua.
Pelo menos esta é a vontade deixada no vídeo de hoje do Teatro da Transformação do projecto 54' - cinquenta e quatro minutos.
"Sei que é difícil acreditar em mim, mas, hoje, em 2059, as mulheres já não são objecto, andam sem medo nas ruas mais escuras", sublinha o vídeo contra a violência contra as mulheres.
A iniciativa 54' parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.
Este e outros dados podem ser lidos em As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Durante todos os 54 dias de duração da campanha, serão apresentados novos filmes, à velocidade de um a cada 24 horas.
“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.
A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade.