Desporto
Campeonato Mundial e Europeu de andebol em cadeira de rodas arranca hoje em Leiria
Selecção Nacional conta com seis atletas da região e admite querer entrar a vencer
“É sempre importante obter uma vitória no primeiro jogo neste tipo de competições, portanto, vamos fazer por isso e que Portugal entre a vencer”: com um histórico de conquistas, certo do trabalho desenvolvido e confiante na equipa, o seleccionar nacional está pronto para o Campeonato Mundial e Europeu de andebol em cadeira de rodas, que arranca hoje e se estende até domingo, no Pavilhão dos Pousos e no Pavilhão do Lis, no concelho de Leiria.
Reunido com a equipa portuguesa desde o início da semana, Danilo Ferreira faz um resumo da preparação dos últimos dias, citado pelo website da Federação de Andebol de Portugal: “Penso que conseguimos cumprir os objectivos que tínhamos delineado, que era consolidar e trabalhar os conceitos que, ao longo destes anos, temos vindo a aperfeiçoar para que possamos ser cada vez melhores.”
A equipa das quinas, que conta com seis jogadores da região e vai disputar a primeira fase no Pavilhão dos Pousos, estreia-se em campo esta quinta-feira, a partir das 10 horas, frente a Países Baixos.
Conhecedor da equipa adversária, o seleccionador nacional assume que espera enfrentar uma equipa com “atletas grandes, que defende um 6:0 muito fechado, que não gosta muito de recuperar [e], como são pesados, têm alguma dificuldade nas transições, sejam ofensivas, sejam defensivas”.
“Por isso, vamos ter de marcar um ritmo elevado de jogo e, se conseguirmos, podemos começar a resolver os nossos problemas”, sublinhou.
Quatro horas depois do arranque do primeiro desafio, às 14 horas, a selecção nacional regressa ao campo para enfrentar a Roménia.
No sábado, Portugal termina a ronda preliminar da fase de grupos contra a Índia, às 12 horas, no mesmo campo.
“Sobre a Roménia sabemos pouco, só tivemos possibilidade de observá-los em jogo no último torneio na Croácia e não sabemos como é que estão. Quanto à Índia, nunca vimos qualquer jogo, portanto, temos aqui um desafio que é tentar acompanhar o primeiro jogo deles nesta competição, para depois analisarmos ao detalhe o jogo, aquilo que são capazes de fazer em campo e as suas lacunas, para que fiquemos perto de terminar esta fase em pleno”, explica Danilo Ferreira.
No comunicado publicado no website da federação, a selecção não esconde que o objectivo é liderar a primeira fase no Grupo B para ter acesso directo às meias finais. Uma ambição que pode ser atalhada já hoje, no primeiro dia de competição, caso Portugal vença os dois jogos iniciais e a Índia perca um deles.
Esta é a primeira edição do Campeonato Mundial e Europeu de Andebol em Cadeira de Rondas, disputada na vertente 6x6 e com equipas mistas.
A selecção nacional, orientada por Danilo Ferreira, esteve presente em todas as finais europeias da modalidade, conquistado uma medalha de ouro (2018, Pousos) e três de prata (2015, 2016, 2019).
“Apareçam e venham apoiar Portugal, para que assim, todos juntos, seja mais fácil e possível atingirmos o patamar que todos queremos que é sermos campeões”, desafia o seleccionador.
Os jogos têm entradas livres e serão transmitidos em direto na EHFtv e na andebol tv.
Leiria marca competição
Além de ser palco da competição, a cidade do Lis estará representada dentro de campo na luta pela vitória portuguesa.
O capitão da selecção nacional é João Jerónimo, leiriense e melhor marcador dos europeus da modalidade.
Na convocatória de 16 atletas, o seleccionador nacional conta com Marco Francisco, Iderlindo Gomes, Nuno Nogueira, João Pedro e Maria Albertina Relvas, todos jogadores da equipa da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria).
Danilo Ferreira chamou ainda Diana Machado, Pedro Marques, Etelvina Vieira, Ricardo Queirós, Rodrigo Vieira e Adriano Mendes, da APD do Porto, Filipe Cerqueira de CMRRC – Rovisco Pais, Euclides Soares do Clube Naval Setubalense e Tiago Cantigas e Rui Rodrigues de CPSB Messines/Algarve.
Entretanto, Etelvina Vieira e Marco Francisco foram forçados a abandonar o estágio devido a lesão.
A equipa técnica portuguesa integra o mecânico leiriense Manuel Sousa, a fisioterapeuta Daniela Faria e o secretário técnico Miguel Fonseca.
Calendário da ronda preliminar
Grupo B – Pavilhão dos Pousos
Dia 18, 10:00 Portugal – Países Baixos
Dia 18, 12:00 Índia – Roménia
Dia 18, 14:00 Roménia – Portugal
Dia 18, 16:00 Países Baixos – Índia
Dia 19, 10:00 Países Baixos – Roménia
Dia 19, 12:00 Portugal – Índia
Grupo A – Pavilhão do Lis, Cortes
Dia 18, 9:00 Croácia – Noruega
Dia 18, 11:00 Hungria – Espanha
Dia 18, 13:00 Noruega – Paquistão
Dia 18, 15:00 Espanha – Croácia
Dia 18, 17:00 Paquistão – Hungria
Dia 19, 9:00 Noruega – Espanha
Dia 19, 11:00 Hungria – Croácia
Dia 19, 13:00 Paquistão – Espanha
Dia 19, 14:15 Hungria – Noruega
Dia 19, 16:00 Croácia – Paquistão
Final: dia 20 às 18 horas no Pavilhão dos Pousos