Sociedade
Carla Pais regressa a Leiria para apresentar livro de poesia
Obra vencedora do Prémio da Poesia Francisco Rodrigues Lobo 2017
Natural de Chãs, freguesia de Regueira de Pontes, mas radicada em Paris desde 2012, Carla Pais regressa, esta sexta-feira, a Leiria para apresentar A instrumentação do fogo, obra vencedora do Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo 2017.
A sessão decorrerá na Livraria Arquivo, a partir das 18:30 horas, e contará com a participação de Paulo José Costa, psicólogo, que fará a apresentação do livro. Já com vários prémios conquistados e com trabalhos na área do conto e do romance, Carla Pais edita agora a sua primeira obra poética.
“A poesia entra na minha vida já tarde, por volta dos trinta anos, quando a determinado momento preciso de compreender o mundo que me rodeia e que me chega sem algum sentido. É então que descubro a poesia como terapia, uma espécie de antidepressivo contra os males do mundo, pelo menos desse mundo que me entra estranho pelos olhos”, explica a autora que, em França, trabalha como empregada de escritório num centro de formação.
Em 2015, venceu do Prémio Literário Horácio Bento Gouveia como conto A Alma do Diabo. No mesmo ano obteve também o terceiro lugar no Concurso de Poesia Agostinho Gomes com o poema Assimetria dos Lábios.
Em 2016, o seu conto O búzio do meu pai integrou a antologia A Infância, promovida pelo Centro de Estudos Mário Cláudio. Carla Pais, 39 anos, escreveu também o romance Mea Culpa, com o qual chegou a estar indigitado para o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís de 2016, que acabou por não obter, dado que a autora tinha publicado anteriormente uma outra obra de carácter ficcional, o que o regulamento não permitia.