Sociedade
Centro de Saúde de Ourém muda-se para contentores junto ao centro de exposições
Mudança deverá acontecer a partir de Setembro, data prevista para o início das obras de requalificação e ampliação da unidade

O Centro de Saúde de Ourém vai passar a funcionar em contentores a instalar nas traseiras do centro municipal de exposições. A mudança deverá ocorrer a partir de Setembro, data prevista para o início das obras de requalificação e ampliação da unidade, que têm um prazo previsto de um ano.
informação foi avançada pelo presidente da câmara, Luís Albuquerque, à margem da última reunião de câmara, na qual foi aprovada a adjudicação da empreitada, pelo valor de 2,4 milhões de euros ( acrescidos de IVA), a financiar integralmente pelo Plano de Recuperação e resiliência.
Além da requalificação do edifício actual, prevê-se a sua ampliação na ala poente para acolher a Unidade de Cuidados na Comunidade. Será também contemplada a instalação de “meios mecânicos” para permitir o acesso a pessoas com mobilidade condicionada, e a reestruturação dos espaços exteriores, incluindo a organização das áreas de estacionamento e a criação de entrada/saída independente para o Atendimento Complementar, permitindo a paragem e saída de ambulâncias, como forma de “aumentar a eficiência no atendimento médico”, explica o município numa nota de imprensa.
Em declarações aos jornalistas, proferidas no final da reunião de câmara, Luís Albuquerque assinaloua a “melhoria” no acesso aos cuidados de saúde primários no concelho, registada nas últimas semanas, com a colocação de três médicos de família e a perspectiva de entrarem mais dois.
“São sinais muito positivos”, afirmou o autarca, frisando que estas colocações reduzirão para “cerca de metade” o número de utentes sem médico de família, que, até há pouco tempo, ultrapassava os 17 mil.