Desporto

Clube de Atletismo da Barreira a dar tudo no Mundial de Skyrunning

13 set 2018 00:00

Sara Brito, Délio Ferreira e Miguel Saraiva estão na Escócia onde já começam começam a defender as cores de Leiria e do País nas montanhas mais altas e perigosas da Grã-Bretanha.

clube-de-atletismo-da-barreira-a-dar-tudo-no-mundial-de-skyrunning-9234

Kinlocheleven. O nome, difícil de proferir, remete-nos de imediato para a Escócia e para o mundo de brumas e enigmas. Pois muito bem, é por lá que se realiza já a partir de hoje, quinta-feira, o Campeonato do Mundo de Skyrunning, num local que é considerado um dos mais duros e difíceis para a prática da modalidade.

As montanhas sempre foram negociadas por necessidade, fosse caça, guerra, contrabando ou apenas por pura curiosidade. Entretanto passou também a ser palco de desporto de alta competição que ostenta o slogan menos nuvem, mais céu, perfeitamente compreendido por aqueles que já tiveram o privilégio de atingir o topo de uma montanha.

O espírito Skyrunning representa o desafio supremo, onde as corridas não são apenas medidas pela distância, mas também pela verticalidade e pela dificuldade técnica, num ambiente natural, onde a terra encontra o céu.

Tem como objectivo o cume das montanhas onde as provas se realizam. A tarefa não se adivinha, pois, fácil para os vários atletas com ligação a Leiria que irão competir nas três modalidades que vão estar em disputa. Podemos só ter a Maúnça, mas trepar é claramente connosco.

O Clube de Atletismo da Barreira estará, pois, presente nas três disciplinas. A começar já esta quinta-feira com Miguel Saraiva no Quilómetro Vertical, uma competição de cerca de cinco quilómetros com um desnível positivo de mil metros. Amanhã, sexta-feira, será a vez de Sara Brito entrar em acção com as cores de Portugal na Ultra Marathon, de 52 quilómetros.

Finalmente, no sábado, Délio Ferreira integrará a selecção para a competição de Skyrace, com cerca de 29 quilómetros. Na mesma prova, a defender o País, estará Bárbara Fernandes, outra leiriense que a nível nacional defende as cores de um clube da Lousã.

Com eles, ou contra eles, estarão todos os grandes nomes da modalidade, como o best-seller Kilian Jornet, Jonathan Albon, Francesca Canepa, Ragna Debats, Gema Arenas e Laia Canes.

Sara Brito tem duas presenças em Mundiais de trail no currículo e até já está seleccionada para o evento do próximo ano, mas esta será uma estreia num evento deste calibre no que ao Skyrunning diz respeito.

“Gosto de novos desafios, porque nos obrigam a sair da nossa área de conforto. Este foi mais um, que me obrigou a treinar de forma diferente, mais ecléctica e a utilizar outras estratégias nas competições.” O objectivo principal para a época foi alcançado: “representar Portugal no Campeonatos do Mundo.”

Depois, em Kinlocheleven, vai ser dar tudo, apesar dos perigos de subir com o tempo limite de 16 horas e um acumulado de 3.820 metros que a levará ao cume da Ben Nevis, a montanha mais alta da Grã-Bretanha. “Requer uma grande dose de destreza e acima de tudo muita coragem, mas como sempre darei o melhor e trarei certamente mais uma aventura para contar.”

Para D&e

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ