Viver

Congresso da Rede Cultura 2027, no sábado, sobre "Territórios Mediados"

11 jun 2020 10:59

O evento será transmitido em directo nos canais sociais da Rede Cultura 2027

congresso-da-rede-cultura-2027-no-sabado-sobre-territorios-mediados
Centro de artes recebe esta conversa no sábado
CM Caldas da Rainha

No dia 13, das 15 às 16:30 horas, o Centro de Artes das Caldas da Rainha recebe a segunda sessão do Congresso aos Sábados, do Congresso da Rede Cultura 2027 – O Futuro da Nossa Cidade.

Este ciclo de conversas transmitido em streaming a partir de diferentes lugares do território da Rede Cultura 2027, apresenta uma sessão, com curadoria de Lígia Afonso, com o tema os Territórios Mediados e contará com a participação de Catarina Sobreiro (responsável pela Galeria Municipal de Torres Vedras), David Santos (curador da Colecção de Arte do Estado) e Sara Antónia Matos (directora do Atelier-Museu Júlio Pomar), sendo moderada por Samuel Rama (Artista Plástico e professor na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha).

"Pretende-se debater a temática da captação, criação e mediação de públicos, recorrendo à experiência e pontos de vista de figuras com forte ligação ao território da Rede Cultura 2027, a trabalhar em equipamentos culturais e organizações distintas, pelos territórios que habitam, pelos públicos que almejam abranger e pelos recursos de que dispõem", refere a organização em nota.

Este é o segundo grande momento do Congresso aos Sábados pelo território, depois de, no dia 30 de Maio, se ter iniciado, no Mosteiro da Batalha, com uma conversa sobre os Marcadores Históricos do Território da Rede Cultura 2027.

Congresso às Quartas – A Cultura nos Média Digitais
Dia 17 de Junho, às 21 horas, Alvaiázere
Além do ciclo Congresso aos Sábados, que esta semana está nas Caldas da Rainha, faz ainda parte do congresso o ciclo Congresso às Quartas, que pretende reflectir mais especificamente as actuais problemáticas da cultura, os impactos e a recuperação da crise pandémica nas artes e na cultura.

Para este ciclo, que se inicia na próxima semana em Alvaiázere, o Congresso articula-se com a iniciativa Próximo Passo, colaborando com as Cátedras Unesco dos Institutos Politécnicos de Leiria e Tomar, parceiros da Candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

No dia 17 de Junho, às 21 horas, realiza-se, em Alvaiázere, uma sessão para reflectir A Cultura nos Média Digitais.

A crise incrementou e acelerou a oferta de conteúdos através dos média digitais, mas será que esta solução veio para ficar, ou é apenas transitória? Será que estes meios de apresentação condicionam a própria criação e transmissão cultural? Esta tendência estimula a curiosidade e a participação dos públicos?

Estes são alguns dos temas a abordar nesta sessão do Congresso às Quartas e sobre as quais o público pode partilhar desde já a sua visão, no site da Rede Cultura 2027.

O debate acontece no Município de Alvaiázere e será transmitido em streaming, nos canais sociais da Rede Cultura 2027.

O Congresso da Rede Cultura 2027, intitulado O Futuro da Nossa Cidade, continua assim a sua caminhada pelo território, que totaliza quase seis mil quilómetros quadrados de extensão e mais de 805 mil habitantes.

Um congresso inicialmente previsto para os dias 23 e 24 de Outubro, mas que face aos acontecimentos que marcam o corrente ano, se realiza agora em contínuo, até ao dia 24 de Outubro.

Pretende-se estudar, reflectir, visitar e valorizar as artes e a cultura dos 26 municípios que compõem a Rede Cultura 2027.