Viver

Conheça 'Skrape', o novo single de Surma, Russa e Luar

31 jul 2020 14:36

Tema inédito resulta de uma residência artística no Serra, em Cortes, Leiria

Surma junta-se a Russa e a Luar para editar esta sexta-feira, dia 31 de Julho, um tema inédito resultante de uma residência artística no Serra - Espaço Cultural, em Cortes, Leiria, realizado em Novembro do ano passado.

Em Skrape, feito em apenas um dia, Surma junta-se à rapper do Algarve e ao seu produtor Luar. Junta uma "electrónica forte" com os versos "igualmente poderosos" de Russa. "Ao entrarmos numa fase final da música, submergimos no ambiente atmosférico de Surma, que nos envolve na sua delicadeza desconcertante e no seu espaço experimental a que tanto já nos habituou, fazendo assim uma cama bem confortável para terminar a música.”

Concertos de Surma em Agosto

Esta segunda, dia 3 de Agosto, Surma participa do concerto de Cabrita no Teatro Maria de Matos (Lisboa) e na terça-feira, a 4 de Agosto, sobe ao palco da Praça do Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima. No dia 16 actua em Lisboa, rumando depois a Figueiró dos Vinhos, para uma residência artística no Fazunchar, com uma actuação marcada para 21 de Agosto.

“Assim que entrei em estúdio com a Russa e o Luar foi como se nos conhecêssemos há imenso tempo, criámos logo uma ligação muito única e uma química estrondosa em estúdio. Amei trabalhar e experienciar um dia perfeito com estas almas tão bonitas a meu lado, diz Surma, de Leiria.

Russa também refere a "química" que se sentiu no processo de criação de Skrape entre os três artistas. "Parecia que já trabalhávamos há décadas. Tudo fluiu na perfeição e encaramos a tarefa não só com profissionalismo como também com uma ingenuidade de criança. Sem esforço, deixámos que a boa energia que se viveu em estúdio se apoderasse de nós e chegámos ao resultado final. Se tivesse sido uma semana em vez de um dia, tínhamos feito 34 álbuns e não apenas um single."

Para completar, Luar refere que sentiu uma liberdade criativa que é por vezes difícil de alcançar em sessões de estúdio quando se colabora com novos artistas. "Toda essa experimentação resultou numa faixa única, que nem sei bem em que género musical enquadrar."