Sociedade
Construção do edifício Smart Ocean Open Labs arranca em Peniche
Conclusão da empreitada está prevista para Dezembro de 2025
A Associação Smart Ocean, entidade gestora do Polo de Peniche do Hub Azul, informou ontem que já celebrou o auto de consignação da empreitada do edifício Smart Ocean Open Labs, dando início à construção de uma infra-estrutura física que servirá de suporte ao empreendedorismo, inovação e desenvolvimento tecnológico da economia azul.
Num investimento total superior a seis milhões de euros, a obra está prevista terminar em Dezembro de 2025, refere ainda.
O auto de consignação, para o empreiteiro iniciar as obras, foi assinado no passado dia 19 de Julho, após o Tribunal de Contas ter concedido o visto ao contrato da empreitada celebrado em Janeiro deste ano.
"A ser edificado no Porto de Pesca, perto do edifício CETEMARES do Instituto Politécnico de Leiria que alberga a unidade de investigação MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, o Polo de Peniche do Hub Azul consolidará o ecossistema de inovação e conhecimento para a economia azul existente na região Oeste, e proporcionará um contexto de atractividade de empreendedores e de investimento, bem como a criação de emprego qualificado na área da economia azul", nota a mesma fonte.
O Smart Ocean Open Labs terá uma área de implantação de 1495 metros quadrados, correspondendo a uma área bruta de construção de 3.097 metros quadrados, distribuída por dois pisos acima do nível do solo. O edifício disponibilizará um espaço de 1.230 metros quadrados para acolhimento empresarial, correspondente a módulos startup (970 metros quadrados) e a escritórios (260 metros quadrados).
Os módulos startup serão especificamente definidos para o acolhimento de empresas da área da aquacultura, biotecnologia e inovação alimentar. As divisões entre as diferentes salas poderão ser modulares, possibilitando uma adaptação dos espaços às necessidades das empresas interessadas.
Os espaços de acolhimento empresarial serão complementados com espaços de apoio I&D+i (180 metros quadrados), dotados de equipamentos científico-tecnológicos, para utilização por parte empresas que fiquem sediadas no Smart Ocean Open Labs.
A construção do edifício representa um investimento superior a seis milhões de euros, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Pólo de Peniche do Hub Azul integra a Rede de Infra-estruturas para a Economia Azul, e tem por objectivo contribuir para a descarbonização e para a transformação digital da economia azul, tornando-a mais competitiva, coesa, inclusiva e sustentável, aproveitando as oportunidades abertas pelas transições energética e digital.
A Associação Smart Ocean, gestora do Polo de Peniche do Hub Azul, tem como sócios fundadores o Município de Peniche, a DOCAPESCA – Portos e Lotas SA, o Instituto Politécnico de Leiria e o Biocant, e como sócios efetivos a NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, a Associação para o Desenvolvimento de Peniche e a Ocean 14 Capital.