Sociedade

Costa reconhece peso industrial de Leiria com secretaria de Estado

26 nov 2015 00:00

Naturais do distrito, João Vasconcelos, Margarida Marques e José Vieira da Silva integram o novo Governo liderado por António Costa. O primeiro será secretário de Estado da Indústria

costa-reconhece-peso-industrial-de-leiria-com-secretaria-de-estado-2555
Maria Anabela Silva

Entre os 41 secretários de Estado e 17 ministros que integram o novo Governo liderado pelo socialista António Costa, estão três pessoas naturais da região: João Vasconcelos (na foto), Margarida Marques e José Vieira da Silva.

Os dois primeiros assumirão secretarias de Estado, enquanto o último, será, de novo, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, cargo que já tinha desempenhado aquando do primeiro Governo de José Sócrates (2005-2009).

A chamada de Margarida Marques para o elenco governativo, onde ficará responsável pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, abre caminho ao regresso de Odete João ao Parlamento.

A socialista irá ocupar o lugar deixado vago por Margarida Marques, que nas últimas legislativas liderou a lista do PS no distrito, onde Odete João era número quatro. Escolhido para a secretaria de Estado da Indústria, João Vasconcelos nasceu em Leiria, há 38 anos.

Mas, há muito que migrou para Lisboa, onde trabalha na área do empreendedorismo jovem. Está ligado à Associação Nacional de Jovens Empresários há quase 20 anos e, desde 2011, que é o director executivo da Start Up Lisboa, um projecto já premiado e considerado de sucesso.

Entre 2005 e 2011 foi assessor no gabinete do primeiro- ministro José Sócrates, para Assuntos Regionais e Economia. “Ganhei um conhecimento nacional do País e uma perspectiva das vantagens e desvantagens das várias regiões”, dizia em entrevista ao JORNAL DE LEIRIA, publicada em 2014.

Natural do Bombarral, Margarida Marques foi, durante cerca de 20 anos, funcionária da Comissão Europeia.

Leia mais na edição impressa ou descarregue o PDF gratuitamente