Sociedade

Covid-19: Batalha condiciona actividades culturais e desportivas

12 mar 2020 17:57

As visitas de grupos ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foram canceladas

covid-19-batalha-condiciona-actividades-culturais-e-desportivas
Município da Batalha condiciona acesso a equipamentos desportivos
Ricardo Graça/Arquivo

O Município da Batalha anunciou hoje que vai condicionar as actividades culturais e desportivas, na sequência do Plano de Contingência para o Covid-19 e das orientações da Direcção-Geral de Saúde.

As medidas passam ainda por restringir a utilização e funcionamento de alguns dos equipamentos, adianta uma nota de imprensa.

Assim, as visitas de grupos ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foram canceladas até anúncio em contrário e o atendimento presencial no Posto de Informação e Turismo será reduzido.

As informações serão fornecidas preferencialmente por telefone, email ou através de plataformas digitais existentes. Os equipamentos desportivos, como o Complexo de Piscinas Municipais, Campo de Futebol Sintético, Complexo de Ténis e Pavilhões Desportivos, terão o funcionamento condicionado apenas às actividades escolares e outras previamente autorizadas, em articulação com os clubes e associações locais, protegendo os grupos de risco identificados pela DGS, refere ainda a mesma nota.

As escolas e ATL da rede pública, que são geridos pela Câmara, manter-se-ão em funcionamento, sendo cumprido integralmente o que vier a ser determinado pela Direcção-Geral da Saúde e pelo Governo, em estreita articulação com o agrupamento escolar, acrescenta o comunicado.

Os serviços da Biblioteca Municipal, Academia Sénior da Batalha e Casa do Conhecimento e da Juventude, assim como as suas actividades programadas, manter-se-ão, desde que respeitem as normas e recomendações dadas pela DGS e Governo.

O Município aconselha a que todos os atendimentos de serviços públicos municipais devam ser procurados presencialmente, apenas, em situações urgentes e inadiáveis, devendo privilegiar-se o contacto telefónico ou electrónico.

O Município, liderado por Paulo Batista Santos, anunciou ainda o reforço das acções de formação, higienização dos espaços e prevenção.

A decisão visa “reduzir riscos de exposição e contágio Covid-19, em articulação com os municípios da Região de Leiria e as autoridades locais de Saúde, estando a sua atualização dependente dos resultados do acompanhamento permanente da evolução da situação a nível nacional e local”, lê-se na mesma nota.

Estas medidas produzem efeitos a partir do dia 14 de Março, inclusive, e irão vigorar até ao dia 3 de Abril, sendo reavaliadas em função da evolução epidemiológica.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detectado em Dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.