Covid-19

Covid-19: Lar em Alvaiázere com 30 utentes e dez funcionários infectados

16 out 2020 20:20

Tendo em conta as características das instalações e a possibilidade técnica de instituir circuitos que garantam o isolamento dos utentes infectados, estes permanecerão no edifício, que será objecto de desinfecção agendada para este sábado.  

covid-19-lar-em-alvaiazere-com-30-utentes-e-dez-funcionarios-infectados
Câmara de Alvaiázere efectuou cerca de 150 testes aos utentes, funcionários e dirigentes
Ricardo Graça/Arquivo

O Município de Alvaiázere informou hoje que 30 utentes e dez funcionários da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria testaram positivo ao SARS-CoV-2, registando-se ainda um caso inconclusivo, que voltará a ser testado.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Alvaiázere revelou que efectuou cerca de 150 testes aos utentes, funcionários e dirigentes da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria.  

Dos 76 utentes, 30 estão positivos, assim como dez funcionários de um total de 73.

Embora a instituição possua duas Estruturas Residenciais para Idosos, os casos estão todos concentrados em apenas uma, denominada localmente por “Lar I”, que acolhe 48 utentes, explicou ainda a nota, salientando que os idosos institucionalizados estão “todos assintomáticos”.  

A autarquia liderada por Célia Marques referiu que foram activadas, pelo Instituto da Segurança Social, as Brigadas de Intervenção Rápida da Cruz Vermelha Portuguesa, que vão reforçar a prestação de cuidados de enfermagem.  

“Neste momento, a associação consegue assegurar o normal funcionamento das suas valências, com o seu quadro de pessoal. Contudo, em caso de necessidade, as Brigadas de Intervenção Rápida da Cruz Vermelha Portuguesa procederão, também, ao reforço do pessoal”, lê-se no comunicado.  

Tendo em conta as características das instalações e a possibilidade técnica de instituir circuitos que garantam o isolamento dos utentes infectados, estes permanecerão no edifício, que será objecto de desinfecção agendada para este sábado.  

A direcção técnica da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria está a proceder ao contacto com as famílias de todos os utentes, com o intuito de manter os familiares devidamente informados.  

A autoridade local de saúde pública encontra-se também a proceder ao rastreio de casos junto de coabitantes dos funcionários infetados por covid-19, de acordo com os procedimentos gerais instituídos, que envolvem o isolamento profiláctico e o rastreio para detecção do novo coronavírus.  Relativamente ao foco verificado na Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, não existe qualquer informação a acrescentar às informações anteriormente veiculadas, estando prevista a realização do rastreio de alunos na próxima segunda-feira, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere.  

A presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques, afirmou na quinta-feira, que a infecção pelo novo coronavírus no lar foi conhecida após um utente, “com outros problemas de saúde, ter sido internado”.

Depois ter sido testado na unidade hospitalar foi-lhe detectada a infeção pelo SARS-CoV-2, levando a que se realizasse o rastreio a todos os utentes e funcionários do lar. Dois alunos cohabitantes que frequentam turmas diferentes da Escola 2,3 CEB/S Dr. Manuel Ribeiro Ferreira também foram diagnosticados como estando infectados com o novo coronavírus.

Os alunos das duas turmas onde os casos foram detectados foram colocados em isolamento profiláctico, decorrendo as actividades lectivas através dos canais digitais previstos pela escola.  

A Câmara de Alvaiázere informa que “mantém toda a estrutura montada desde o início da pandemia para apoio à comunidade, nomeadamente, meios logísticos, equipamentos de proteção para cedência, habitações disponíveis para isolamento profilático ou em caso de infeção, habitações para profissionais de saúde e uma base sanitária instalada no pavilhão desportivo”.