Saúde

Criação de espaços de lazer nos jardins dos hospitais do centro hospitalar de Leiria vence Orçamento Partilhado

23 jul 2021 16:25

Iniciativa “Inspira, Expira e não Pira” pretende promover o bem-estar físico e mental dos profissionais

criacao-de-espacos-de-lazer-nos-jardins-dos-hospitais-do-centro-hospitalar-de-leiria-vence-orcamento-partilhado
Nos nove projectos a sufrágio, votaram 566 colaboradores
Ricardo Graça/Arquivo

Após uma votação alargada ao pessoal dos três hospitais do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), os colaboradores elegeram como vencedor da iniciativa “Nós também Participamos – Orçamento Partilhado do CHL 2021”, o projecto “Inspira, Expira e não Pira”, que propõe a criação de espaços de lazer nos jardins das unidades de saúde do CHL.

Segundo um comunicado enviado para a Redacção do JORNAL DE LEIRIA, com a iniciativa pretende-se "promover o bem-estar físico e mental dos profissionais, com a optimização dos seus momentos de pausa".

A proposta mais votada na terceira edição do Orçamento, acção pioneira nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, foi apresentada pela técnica superior Joana Correia, do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, e conquistou um total de 163 votos, depois de três semanas de campanha interna, onde estiveram a concurso nove ideias, a competir por uma verba de 20 mil euros.

O dinheiro foi disponibilizado pelo CHL, para a implantação da ideia vencedora.

A proposta por criar zonas de lazer em espaço exterior no Hospital de Santo André, no Hospital Distrital de Pombal e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, equipadas com estruturas de mobiliário urbano, que possibilitem aos profissionais fazer as suas pausas e refeições ao ar livre, em segurança, em locais arejados e relaxantes, onde seja permitida a socialização em segurança, quer em contexto pandémico, quer fora dele.

"A concretização deste projecto, cuja candidatura contou com o apoio de Cláudio Laureano, director do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, e das enfermeiras Lídia Vieira e Ana Gouveia, está orçamentada em 17.083 euros.

Entre os projectos mais votados pelos profissionais do CHL, em segundo lugar, com 109 votos, ficou a candidatura “Requalificação da Sala de Emergência do Serviço de Urgência Geral do HSA”, apresentada pelo enfermeiro Hugo Duarte, que propunha a aquisição de equipamentos para a melhoria dos cuidados prestados à pessoa em situação crítica.

Por fim, em terceiro lugar, com 81 votos, o projecto "Minimização do stress associado ao procedimento cirúrgico em Pediatria”, da técnica superior Andreia Correia, que previa a dinamização de actividades lúdicas para crianças e pais, com recurso a um carro eléctrico infantil para a viagem das crianças até ao Bloco Operatório e a tablets com jogos.

Foram apresentados originalmente 12 ideias, e destas foram validadas nove para escolha, onde votaram 566 colaboradores.