Economia

Deco alerta para esquema com purificadores de água

1 set 2016 00:00

Associação de Defesa do Consumidor explica que contratos celebrados no domicílio poderão ser resolvidos no prazo de catorze dias após a sua assinatura ou entrega do equipamento

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Raquel de Sousa Silva

 

“Várias reclamações” de consumidores da região centro estão a chegar à delegação da Deco em Coimbra, porque estão a ser abordados nos seus domicílios por “funcionários de empresas que fazem análises gratuitas à qualidade da água”.

“Feitas as alegadas análises, o resultado é sempre o mesmo, isto é, a água não está apta para o consumo doméstico, pelo que é apresentado aos consumidores um equipamento – purificador de água – com vista a filtrar a mesma, tornando-a apta para o consumo”, explica a associação.

A Deco alerta que as entidades gestoras dos sistemas de abastecimento público têm de cumprir conjunto de obrigações com vista a assegurar a qualidade da água, com parâmetros específicos e que “as demonstrações de filtros e purificadores pretendem, por vezes, levar o consumidor a acreditar que a água não apresenta a qualidade devida, recorrendo a experiências para eliminar os sais minerais e outros compostos naturalmente dissolvidos na água, tornando-a destilada”.

“O objetivo destas empresas visa a aquisição por parte dos consumidores de equipamentos de filtragem de água, com um custo bastante elevado”, diz a associação em comunicado divulgado hoje, alertando que “os contratos celebrados no domicílio poderão ser resolvidos no prazo de catorze dias após a sua assinatura ou entrega do equipamento”.