Saúde

Doença genética Alfa 1 predomina na região de Leiria

27 nov 2015 00:00

O director do serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Salvato Feijó, revelou hoje que a doença genética Alfa 1 tem uma prevalência maior na região de Leiria.

doenca-genetica-alfa-1-predomina-na-regiao-de-leiria-2590

Numa palestra de "consciencialização e alerta" realizada no CHL, em parceria com a Associação Alfa 1 de Portugal, Salvato Feijó destacou a "importância de diagnosticar" o défice desta enzima.

O pneumologista revelou que esta doença, que poderá estar por detrás de infecções respiratórias repetitivas ou de um diagnóstico de asma, tem uma "maior incidência na região de Leiria e na sua periferia, mais propriamente em Ourém".

"Há mesmo uma variante genética chamada variante genética de Ourém", acrescentou Salvato Feijó.

No entanto, a "doença está subdiagnosticada", constatou Salvato Feijó, considerando que estes encontros servem como "um alerta à população, mas também à comunidade médica e de enfermeiros".

O défice de alfa 1 antitripsina é uma patologia genética de transmissão autossómica dominante, associada à doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), bronquiectasias, asmas e paniculites.

"São doentes que têm queixas respiratórias muito precocemente (a partir dos 30 anos), muitas vezes sem os fatores de risco importantes para a doença respiratória, como o tabaco ou exposição a poluentes, e que aparecem em consulta", explicou Salvato Feijó.

Leia mais na próxima edição do Jornal de Leiria