Sociedade
Drones bailarinos, este sábado, na escola Domingos Sequeira
Drones que 'dançam' ao som de música e um audioguia para O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, são alguns projectos que serão mostrados este sábado, em Leiria, no âmbito de uma iniciativa tecnológica e educativa.
A iniciativa, que se realiza na Escola Secundária de Domingos Sequeira, tem por base o projeto Go! Mobilidade na Educação, desenvolvido pelo centro Entre Mar e Serra, um centro de competências em tecnologia de informação e comunicação, com a participação de vários estabelecimentos de ensino.
O projecto recebeu o Prémio de Inclusão e Literacia Digital 2015, no valor de 50 mil euros, atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Parte do dinheiro do prémio, cerca de 30 mil euros, foi canalizada para a compra de tablets e drones para que as 22 escolas envolvidas no projecto possam desenvolver, nos próximos dois anos, de forma mais autónoma, projectos tecnológicos interactivos e de geo-referenciação.
Aos professores, ser-lhes-á dada formação gratuita, por exemplo em programação de drones e geo-referenciação, assinalou à Lusa o director do centro "Entre Mar e Serra", António Carvalho Rodrigues.
O projeto "Go! Mobilidade na Educação" começou a ser trabalhado em 2007, numa parceria com a Direção-Geral de Educação.
Primeiro, foram concebidos projetos usando smartphones (telemóveis inteligentes) com GPS e, mais tarde, com acesso à internet. Numa fase mais recente, que se traduziu no prémio da FCT, foram utilizados tablets, com bússola, GPS e acesso à net, e drones (veículos aéreos não tripulados).
No sábado, dois pequenos drones vão executar movimentos ao som de uma composição musical cantada por 28 alunos do Orfeão de Leiria. A letra inclui palavras que foram usadas na programação dos drones.
A Leiria de O crime do padre Amaro será percorrida, rua a rua, através de um audioguia, no telemóvel, com referências à obra queirosiana.
Haverá ainda demonstrações de aplicações de jogos para smartphone cujos desafios são dados pelas coordenadas de GPS.
Com o Go! Mobilidade na Educação, o centro Entre Mar e Serra pretende dar condições às escolas para que possam educar os seus alunos para o uso correcto da tecnologia, numa lógica de respeito pelos valores ambientais, culturais e patrimoniais do meio em que vivem.
António Carvalho Rodrigues acrescentou que o projeto tem permitido que jovens de escolas profissionais construam, peça a peça, pequenos drones.
O centro Entre Mar e Serra faz parte da rede nacional TIC (tecnologias de informação e comunicação) e Sociedade.
Agência Lusa