Sociedade

Durante 54 dias, 54 criativos e colectivos artísticos e de intervenção social chamam a atenção para a violência

7 out 2020 15:38

Campanha de prevenção da violência contra as mulheres arrancou à velocidade de um filme por dia

Clique em cima da imagem para ver o vídeo

A União de Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, lançou hoje o segundo vídeo da campanha de prevenção da violência contra as mulheres e violência doméstica, a que o Jornal de Leiria se associou.

Chama-se 54' e parte das conclusões de um estudo que revela que "54 minutos" é o tempo livre que cada mulher tem para si durante as 24 horas de um dia.

Este e outros dados podem ser lidos As mulheres em Portugal, hoje, publicação editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

“O 54' tem como objectivos principais promover a minimização e eliminação de comportamentos violentos e de representações e estereótipos subjacentes à violência contra as mulheres e promover mudanças de atitudes e comportamentos com vista à valorização do respeito e igualdade”, explica Catarina Dias, secretária da Junta de Marrazes e responsável pelo projecto, que tem o apoio do Município de Leiria.

A campanha é o resultado de um desafio lançado a 54 pessoas, colectivos e instituições do campo artístico, maioritariamente, da área de abrangência da Rede Cultura 2027, da intervenção social e outros de destaque e relevo na comunidade. 

Este novo vídeo mostra um conjunto de fotografias da autoria de Carla de Sousa, com pequenas frases sobre o que faz com os seus 54 minutos diários.

Novos filmes serão apresentados diariamente, durante 54 dias.

Carla de Sousa é natural de Luanda, Angola, onde nasceu em 1974, a autora reside em Leiria.

A fotografia é a sua forma principal de expressão artística, explorando, através das suas imagens, a poesia do quotidiano, detalhes minimalistas, estudos de luz e o auto-retrato.

No seu percurso exploratório, utiliza o corpo e a auto-representação, simultaneamente, como ferramenta de conhecimento e de performance poética.

Tem exposto o seu trabalho fotográfico em várias exposições, colectivas e individuais, em Itália, Espanha, Noruega e Portugal.

Os números da violência doméstica
De acordo com os dados disponibilizados pela PSP, foram registadas 153 ocorrências de violência doméstica no concelho de Leiria. À semelhança do panorama nacional, 90,10% das situações referem-se a vítimas do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos (72.6%), que se encontram numa relação de conjugalidade ou equiparada com a pessoa agressora (52.2%), refere o Diagnóstico Social do Concelho de Leiria.

O Centro de Atendimento as Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Leiria, desde o início da sua actividade (Fevereiro de 2007) regista, em média, 200 casos novos por ano.

Em 2015, foram registados 214 casos novos, 123 referentes a residentes no concelho de Leiria.