Desporto

Elas queriam regressar ao clube que as viu crescer. Como dizer que não?

11 out 2025 09:00

O Basket Clube do Lis criou, este ano, a sua primeira equipa sénior feminina, com muitas atletas que já tinham passado pela formação do emblema

elas-queriam-regressar-ao-clube-que-as-viu-crescer-como-dizer-que-nao
A maioria das atletas passou pela formação do BC Lis e, agora, regressam ao emblema
DR
Inês Gonçalves Mendes

O Basket Clube do Lis (BC Lis) nunca teve equipas seniores. Focou-se sempre na formação de crianças e jovens, um desígnio que mantém há mais de duas décadas.

Os atletas cresciam dentro do clube, aprendiam as regras da modalidade e os valores do desporto, contudo, chegados a idade sénior, tinham de escolher outro rumo. Agora, pelo menos na secção feminina, isso já não acontece.

Antigas atletas do BC Lis sempre recordaram com carinho os anos dedicados à modalidade, onde também se formaram enquanto pessoas, e a nostalgia daqueles tempos levou-as a sugerir ao emblema avançar com este novo projecto.

“De alguns anos para cá, as atletas mantiveram a proximidade com o clube e iam-nos desafiando a criar condições para formar uma equipa sénior. Isso foi o motor de todo o resto”, explica Raul Antunes, coordenador técnico do BC Lis.

Muitas tinham parado de jogar, mas o bichinho não desapareceu. Sem comprometer a aposta na formação – é essa a condição – a direcção acedeu ao pedido das antigas atletas, que já treinam no Pavilhão do Souto da Carpalhosa, em Leiria.

Das 15 jogadoras que formam esta nova equipa, 11 delas já tinham passado pelas fileiras do BC Lis e muitas delas foram treinadas por Raul Antunes, que assume o comando deste grupo.

“Estamos satisfeitos com o que está a acontecer”, afirma o técnico, ao referir que “não há qualquer foco em objectivos competitivos”. “Mas vamos ser competitivos e fazer o melhor possível”, garante, uma vez que o conjunto está já integrado na 2.ª divisão nacional de basquetebol feminino, série Sul, com o primeiro desafio oficial da época agendado para 12 de Outubro, pelas 18:30 horas, contra o Santarém BC.

Esta equipa surge em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, uma “ligação natural” que permitirá dar melhores condições a todo o conjunto, onde “cerca de metade” cumpriu a sua formação nesta instituição de ensino superior.

Raul Antunes explica que, ao longo dos anos, o BC Lis sempre procurou manter a ligação com ex-atletas. “Temos um torneio de 3x3 no final de cada ano, onde vamos convidando ex-atetas. Acreditamos que a vida dos clubes tem a ver com isso, com a manutenção das pessoas”, assume o responsável.

Há cerca de um mês a treinar, o grupo está concentrado em si mesmo, há boa-disposição em cada momento de treino e este ambiente será determinante para garantir a continuidade da equipa.