Economia

Empresa francesa que comprou Panicongelados quer exportar para toda a Europa do Sul, América e África

10 nov 2022 17:44

Grupo multinacional quer criar três mil novos empregos num conjunto de novas unidades adquiridas na Alemanha, EUA e Portugal

empresa-francesa-que-comprou-panicongelados-quer-exportar-para-toda-a-europa-do-sul-america-e-africa
Sector, só em Portugal, vale 675 milhões de euros,
Arquivo Jornal de Leiria

A aquisição da empresa de Leiria Panicongelados pela multinacional Le Duff, noticiada na edição desta semana, em papel, do JORNAL DE LEIRIA, faz parte de uma estratégia mais ampla desta empresa originária de França, que anunciou, publicamente, as suas intenções de investir nos Estados Unidos, em Portugal e na Alemanha.

A decisão terá sido tomada após a oposição pública à construção de uma nova unidade, com a chancela Brior, que faz parte do grupo, em Liffré, na Bretanha (França).

Em comunicado enviado ao site noticioso Bretagne Economique, Louis Le Duff refere que o projecto regista já um atraso de dez anos e que, como tal, a Bridor avançou para “projectos complementares”, cujo objectivo é a resposta às crescentes necessidades do mercado europeu de pão e pastelaria.

Assim, foi “adquirida, em 2022, uma fábrica de pão e pastelaria em Portugal” [a Panicongelados], com o mesmo tamanho do projecto Liffré.

“Esta nova unidade permitir-nos-á fornecer a Europa do Sul, e região à volta do Mediterrâneo, África e América do Sul, directamente a partir do porto de Lisboa”, refere Louis Le Duff, no mesmo comunicado. 

No conjunto dos três países, o grupo multinacional quer criar três mil novos empregos, destes 1800 directos e 1200 indirectos. 

O JORNAL DE LEIRIA tentou contactar Sérgio Fonseca, novo director-executivo da Panicongelados, mas o CEO não estava disponível para comentar o futuro da empresa sediada na Carreira, Leiria. 

Em Portugal, as vendas do sector da panificação e da pastelaria industriais atingiram, em 2018, antes da pandemia, 675 milhões de euros, valor que traduz um crescimento de 3,8% por cento face a 2016, exercício onde se venderam 650 milhões, aponta um estudo de Sectores Panificação e Pastelaria Industriais, da Informa D&B.