Economia

Empresas de Leiria da fileira casa partem para a Alemanha à conquista da Europa

21 jan 2024 13:00

Na próxima feira internacional Ambiente, haverá um canivete da Icel e uma colecção de faiança única da Perpétua, Pereira & Almeida que, certamente, surpreenderão os visitantes

empresas-de-leiria-da-fileira-casa-partem-para-a-alemanha-a-conquista-da-europa
Fileira casa junta tecnologia à portugalidade
DR
Jacinto Silva Duro

A Associação Empresarial da Região de Leiria – Câmara de Comércio e Indústria (Nerlei CCI) promove um stand com uma “mostra de produtos portugueses, com a insígnia “Made in Por- tugal Naturally” na Ambiente, Christmasworld e Creativeworld, feira da fileira casa que se realiza em Frankfurt, na Alemanha, entre de 26 a 30 de Janeiro.

“Quarenta por cento das empresas que apoiamos nesta feira são da região de Leiria”, afirma António Poças, presidente da Nerlei CCI, que promove, em parceria com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a presença na Ambiente.

No espaço promovido pela Nerlei - CCI, marcam presença 64 empresas nacionais.

A curadoria do stand conjunto é do designer de interiores Miguel Costa Cabral.

Aí, as empresas portuguesas terão a oportunidade de expor os seus produtos sob a insígnia “Made in Portugal Naturally”, criada pela AICEP para promover a oferta nacional como um todo.

Ao todo, estarão presentes, com stands individuais, 70 em- presas portuguesas, que irão com o apoio da Nerlei CCI, além de 25 outras firmas, que se apresentam a título individual.

“A Mostra de Produtos será um espaço, onde será possível encontrar os mais variados produtos dos mais diversos segmentos da fileira casa, permitindo ao visitante ter um espaço diferenciado, unicamente com produtos portugueses”, explica António Poças, referindo que se trata de uma forma de “promover Portugal através da marca “Made In Portugal Naturally” junto dos mercados-chave”.

A fileira casa, em Portugal, conta com mais de 7500 firmas, que empregam directamente mais de 61 mil pessoas. As exportações aumentaram 14% até Agosto de 2023, alcançando os 1400 milhões de euros.

“Para este resultado contribuiu, sobretudo, o mercado francês, com mais de 472 milhões de euros.”

Canivetes, copos inquebráveis e faiança 3D

Além do gume afiado e resistência a toda a prova das conhecidas lâminas, o canivete da Icel, empresa de cutelaria da Benedita é inspirado no coração de Viana.

“Já fizemos outros, onde usámos como inspiração a guitarra portuguesa ou as sardinhas”, conta Carolina Jorge, da Icel.

A empresa aproveitará a feira para apresentar uma linha nova para o canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés).

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ