Abertura

Ensino em língua gestual destrói preconceitos e garante futuro de crianças surdas

15 nov 2024 08:00

Assinala-se hoje o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa. A comunidade surda ainda passa despercebida da maioria da população e Leiria é um exemplo no que toca ao ensino de crianças e jovens com problemas de audição

ensino-em-lingua-gestual-destroi-preconceitos-e-garante-futuro-de-criancas-surdas
O Agrupamento D. Dinis promove o ensino bilingue e todas as crianças aprendem Língua Gestual Portuguesa
Ricardo Graça
Inês Gonçalves Mendes

Chão, computador, livro, janela, caderno, mesa ou cadeira, todos os objectos na sala da educação bilingue da Escola EB1 dos Capuchos, do Agrupamento de Escolas D. Dinis, estão legendados para que as crianças consigam corresponder cada objecto à sua palavra.

A aprendizagem, nesta sala, não funciona de forma linear, onde o professor ensina e o aluno aprende, mas numa lógica rotativa, com uma equipa multidisciplinar que responde às várias necessidades das crianças. Numa sala, acontecem várias coisas ao mesmo tempo: o professor Amadeu Pinto ensina Língua Gestual Portuguesa, a técnica Ana Martins centra-se na terapia da fala, a professora Alice Lagoa ensina o Português, a Matemática e o Estudo do Meio, enquanto a professora Elisabete Santos reforça a mensagem transmitida e ajuda com os trabalhos pendentes.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ